Escrevendo Funções com Parâmetros (SwishScript)
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3.2 - Escrevendo Funções com Parâmetros.
(conteúdo completo: http://swishscriptbr.blogspot.com)
O que são parâmetros/argumentos de uma função?
Os valores ou variáveis especificados no '( )' depois do nome da função são chamados de argumentos. Por exemplo, utilizando a função interna gotoAndPlay(), que aceita um único argumento, podemos definir como argumento '12':
gotoAndPlay(12);
Assim ordenamos a aplicação para pular até o quadro (frame) 12 da linha de tempo da animação e começar (play) a partir dali. Podemos dizer que a função 'gotoAndPlay()' aceita apenas 1 argumento. Se uma função aceita dois ou mais argumentos, eles devem ser separados com vírgula:
duplicateSprite("xyz",2);
Vamos criar uma nova função, que aceita 1 único argumento. Nossa nova função 'myNewFunc' irá calcular o quadrado de um valor e exibi-lo no debugger do SWISHmax (utilizando trace()).
Sintaxe de uma função que aceita argumentos:
function nome( arg1, arg2, ...) {
}
Exemplo:
function myNewFunc(myNum) {
myNum *= myNum;
trace(myNum);
}
'myNum' é a variável processada dentro da função, visível apenas para a função. Mas quando nós chamamos esta função, podemos argumentar um valor ou uma variável que contém um valor, e este valor será atribuído automaticamente à variável 'myNum' e processada pela função.
Em um botão, o código de ação seria:
on(press) {
myNewFunc(5);
}
Ao pressionar o botão, o debugger mostraria o número 25 como resultado do script.
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