Minha Primeira Aplicação SwishScript
()
4.1 - Minha Primeira Aplicação SwishScript
(conteúdo completo - http://swishscriptbr.blogspot.com)
Realize um esforço e tente fazer a aplicação sozinho antes de acompanhar a receita. Ainda que você não consiga, isto auxiliará na fixação de alguns dos conceitos que vimos até aqui. O seguinte exercício trabalha com objetos, variáveis, operandos e controladores de eventos:
1 - Crie uma nova animação em branco.
2 - Insira 4 objetos na tela: um texto estático com a frase "digite seu nome", um texto do tipo input, um texto dinâmico e um botão "OK".
3 - Aplicação: quando você digitar o seu nome no texto tipo input e pressionar o botão "OK", o texto dinâmico deverá exibir "Olá" + o nome digitado.
Resolução:
1 - No IDE do SwishScript, na barra "tools", selecionamos um objeto tipo texto, e no painel properties do objeto texto mantemos o tipo static. Posicionamos em qualquer lugar da tela e escrevemos "Digite seu nome:".
2 - Inserimos outro texto em qualquer lugar da tela, mas no painel properties selecionamos tipo input e em Var, definimos myVar como a variável relacionada a este objeto. Assim, o que for digitado neste campo de texto tipo input será atribuído a variável 'myVar'.
3 - Inserimos outro texto na tela, mas no painel properties deste objeto selecionamos o tipo dynamic e em Var, definimos myVar2 como a variável relacionada a este objeto. Assim o texto dinâmico vai exibir o valor atribuído à variável 'myVar2'.
4 - Inserimos um botão simples na tela, com o seguinte código script:
on(press) {
myVar2 = "Olá " + myVar;
}
Quando você digita "nome" no campo de input text, o objeto atribui o valor "nome" a myVar. Ao pressionar o botão "OK", o script acima, através do controlador de evento on(press), atribui a 'myVar2' a string "Olá " concatenada com o valor atribuído a 'myVar' pelo campo de input, no caso "nome". Imediatamente, o texto do tipo dinâmico relacionado a myVar2 exibe na tela o valor atual atribuído a 'myVar2': "Olá nome".
_______________________________________________________________________________
Resumos Relacionados
- Exibindo O Dia, Mês E Ano (swishscript)
- O Objeto Date (swishscript)
- Definindo Uma Variável.
- This, _global
- A Estrutura Data E Tempo (swishscript)
|
|