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Pedagogia DO OPRIMIDO
(PAULO FREIRE)

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Notamos que a pedagogia do oprimido mesmo tendo já passado tantos anos da sua primeira edição, mantém se atualizado, talvez em decorrência de que alguns dos problemas que geraram a teoria de Paulo Freire, ainda perdurem em nossa época
Temos com o trabalho de Paulo Freire um método de alfabetização, onde se evidencia uma leitura concreta do mundo do oprimido, da complexidade da relação oprimido e  opressor, um  processo voltado para a conscientização da opressão (pedagogia do oprimido) e a conseqüente ação transformadora que  implica numa gradual mudança tanto no educando, no educador e nas instituições.
Para ele o objetivo da educação é a libertação do oprimido, que lhe daria meios de transformar a rea­lidade social e sua volta mediante "conscientização" (co­nhecimento critico do mundo).
Ao tratar da pedagogia da “consciência” pretendeu elucidar do educando sua criticidade, criatividade e ação diante do que está dado: é preciso que o oprimido tenha consciência de sua opressão (pedagogia do oprimido).
Ao tratar da pedagogia da “pergunta” ele torna-se um sociólogo da sala de aula e reflete a relação professor e aluno enquanto concepção bancária x concepção libertadora, onde o primeiro (como num banco) deposita conhecimentos através da transmissão apenas no segundo e, este o armazena e devolve na prova final.
Prova, tão logo, que através da “problematização” da realidade, da significação é possível desenvolver uma concepção libertadora na relação professor e aluno e conhecimento e aprendizagem. Temos então de reconhecer que a pedagogia de Paulo Freire requer um professor problematizador da realidade, pois trata-se da pedagogia da pergunta que requer diretividade.
Finalizando, as categorias diálogo, oprimido, problematização, conscientização, libertação definem o homem político em Paulo Freire. Ou seja: Sua proposta vai além das críticas das formas educativas atuais, porque define-se em uma pedagogia da consciência: consciência crítica enquanto conhecimento e práxis de classe.



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