BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Produção da notícia: A redação e o jornalista
(Roberto Seabra)

Publicidade
Pode-se dizer que o jornalismo acontece em várias versões. Há o jornal impresso, a televisão, o rádio entre outros meios de informação e comunicação. Mas será que em todas essas formas de jornalismo o mesmo parâmetro para decidir o que entra e sai nas edições prevalece?
Em um jornal impresso, por exemplo, deve-se levar em consideração o que é noticiável ou não, ou seja, o que é interessante para o próprio jornal e ao público que ele quer atingir, pois pode-se encontrar jornais interessados em uma área específica do universo de notícias onde os mesmos não se interessam em informar sobre o que há de novo ou urgente acontecendo no mundo, e sim, em informar e orientar um único e específico público. A pauta é o que filtra os assuntos que vão ou não para a próxima edição, e o critério usado para essa seleção é jornalístico, são escolhidos assuntos que geram interesse no público, que geram mais notícia e que não sejam comuns ou banais.
Já o jornalismo no rádio se difere do jornalismo impresso por ser mais dinâmico e urgente em relação às notícias,embora não sejam tão comuns atualmente, há ainda rádios voltadas só para esse tipo de função: informar.
Não há um processo seletivo para as notícias anunciadas no rádio, elas vão sendo propagadas a partir do momento em que os repórteres sabem da notícia. É uma espécie de divulgação instantânea, o jornalismo no rádio deve ter velocidade e dinamismo.
Há ainda o jornalismo televisivo, sobre o qual existem muitas coisas para explicar, portanto para ser breve, o que deve ser levado em conta é o que diferencia este meio de comunicação dos outros.
No jornal na TV, a pauta é o que há de mais importante, pois os imprevistos não são bem vindos e é necessário muito atenção quanto a isso. É claro, que muitas coisas podem mudar de última hora, mas ainda assim, é preciso ter uma agenda futura do que poderá ser notícia ou não. Além disso, antes de uma notícia ir ao ar, os autores e editores recontextualizam uma informação, portanto o que vai para o jornal a ser exibido carrega muito uma visão particular dos editores sobre a notícia propriamente dita.



Resumos Relacionados


- Understanding Journalism

- Teorias Do Jornalismo

- Rádio Cbn

- A Arte De Fazer Um Jornal Diário

- Jornalismo



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia