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Marketing 3.0
(Philip Kotler)

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O mundo está a passar por um periodo de mudanças céleres e violentas. Infelizmente, o recente colapso financeiro aumentou os níveis de pobreza e de desemprego, efeitos que estão agora a ser combatidos com pacotes de estímulo económico em todo o mundo, para restabelecer a confiança no crescimento económico. Para além disso, as mudanças climáticas e a crescente poluição existentes, compelem os países a limitar as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, com o custo de impor mais encargo à actividade económica.Os países ricos do Ocidente que apresentam uma taxa de crescimento muito mais lenta e o poder económico está a transferir-se do mundo mecânico para o mundo digital - a Internet, Os computadores, os telemóveis e os media sociais - o que está a ter um impacto profundo no comportamento de produtores e consumidores.Estas mudanças irão exigir uma reconsideração exponencial do marketing. O conceito de marketing pode ser visto como um conceito agregado ao de macroeconomia. Sempre que o ambiente macroeconómico se altera, alterar-se-à também o comportamento do consumidor e isto faz com que o marketing também se modifique.Assistimos ao aumento da atenção dada pelas empresas a questões relaccionadas com a humanidade, para além dos produtos e consumidores. O marketing 3.0 é a fase na qual as empresas deixam de se centrar nos consumidores para se centrarem na humanidade, a fase em que a rentabilidade está a par da responsabilidade social.



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