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O contexto histórico e espiritual do século XIX na Europa
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O século XIX, também conhecido como o século da Razão, vai de 1801 até 1900. Foi o século das grandes invenções, das profundas transformações político-sociais e econômicas que influenciariam as gerações seguintes. Todas estas transformações foram fortemente apoiadas nas idéias renovadoras da Filosofia e Ciências divulgadas pelos Iluministas, tais como Voltaire, Montesquieu, Rousseau, D´Alembert, Diderot entre outros, no século XVIII - também conhecido como século das luzes.

Foi justamente neste século (XIX), durante estas transformações modernistas é  que o professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail codificou a Doutrina Espírita adotando o nome de Allan Kardec. A doutrina Espírita é também uma ciência baseada no resultado das pesquisas e conclusões de um professor francês do século XIX. O próprio Kardec deixa claro que nada é definitivo, tudo pode evoluir, e incentiva todos ao raciocínio, à lógica e a adequação da doutrina às descobertas da ciência e da própria doutrina, na medida em que forem acontecendo agindo asssim, ele deu um grande passo nas pesquisas relacionadas ao chamado sobrenatural e na relação dos homens com o invisível.
 
A Revolução Francesa e suas conseqüências

Nesta época, a sociedade francesa era constituída de três grupos sociais básicos:  formado pelo clero(elementos da igreja), nobreza(donos de terras e títulos) ,burguesia comerciantes, banqueiros, industriais, artesãos, proletariado industrial e camponeses.  A burguesia tinha poder econômico devido as suas atividades industriais e financeiras, mas não tinha participação política, pois o poder era concentrado nas “mãos do rei”(Absolutismo). Foi esta a razão da Revolução Francesa  de 1789 (Século XVIII).

Vários foram os benefícios sociais da Revolução Francesa para a burguesia, dentre os quais podemos citar a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Entre o final do século XVIII e início do século XIX, Napoleão Bonaparte promove uma nova constituição, reestrutura o aparelho burocrático, cria o ensino público, separa o Estado da religião, garante a liberdade individual, igualdade perante à lei, o direito à propriedade privada, o divórcio e adota o primeiro código comercial.
 
A Revolução Industrial e as suas repercussões
 
A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII promove profundas transformações sociais servindo de alavanca para o progresso tecnológico que presenciados nos dias atuais que propiciou o desenvolvimento das relações internacionais, transformando o mundo numa aldeia global. Produziu também, devido ao atraso moral da humanidade, malefícios - tais como a exploração do trabalho.
 
Manifestações artísticas e culturais do século XIX
 
As atividades artísticas e culturais do século XIX revelam uma preferência romântica, que por sua vez influencia as idéia políticas e sociais abraçadas pela burguesia revolucionária. Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade eram associados às Manifestações filosóficas, políticas, religiosas, sociais e científicas do século XIX

No campo da filosofia observa-se que a mesma passa a não tolerar os dogmas da Igreja e, longe de exemplificar aquela fraternidade do Divino Mestre, recolhe-se no seu negativismo transcendente, aplicando às suas manifestações os mesmos princípios da ciência racional e materialista. Tais idéias conduzem aos exageros do cientificismo em que a fé na ciência se torna a verdadeira fé. Na Inglaterra do século XVIII, William Godwin desenvolve o pensamento anárquico, de onde surgem, no século XIX, duas correntes principais. A primeira, encabeçada por Pierre-Joseph Proudhon afirma que a sociedade deve estruturar sua produção em pequenas associações baseadas no auxílio mútuo entre as pessoas, sendo as mudanças feitas com base na fraternidade. A segunda, encabeçada por Karl Marx e Frederich Engels, defendem a utilização de meios violentos nos processos de transformação da sociedade que termina no socialismo. Os movimentos políticos confrontam as práticas religiosas da Igreja, desviada dos princípios morais e aproximada das necessidades da nobreza reinante. A fragilidade da Igreja Católica abre espaço para a expansão das doutrinas divulgadas pelas Igrejas reformadas. Os questionamentos levam a um reexame dos textos bíblicos e até a um estudo da razão de ser do Cristianismo.
É importante assinalar uma Revolução diferente ocorrida nesta época - A revolução moral proposta pelo Espiritismo. As lições sagradas do espiritismo iam ser ouvidas pela Humanidade sofredora. Jesus, na sua magnanimidade, repartiria o pão sagrado da esperança e da crença com todos os corações. Allan Kardec na sua missão de esclarecimento e consolação fazia-se acompanhar de uma plêiade de companheiros e colaboradores, cuja ação regeneradora não se manifestaria tão-somente nos problemas de ordem doutrinária, mas em todos os departamentos da atividade intelectual do século XIX.
 



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