Al- Qaeda
(Matheus Napoleão Barelos)
Al-Qaeda
Maktab al-Khidamat (MAK - Escritório de Serviços)
Frente islâmica internacional para Jihad Contra os judeus e Cruzados
Al-Qaeda é um grupo de apoio multi-nacional que funda e orquestra as atividades de militantes islâmicos mundialmente. Cresceu fora da guerra afegã contra os soviéticos, e seus sócios de caroço consistem em veterans de guerra afegão de por toda parte o mundo muçulmano. Al-Qaeda era ao redor estabelecido 1988 pelo Osama Laden. Fundado dentro de Afeganistão, Laden usa uma rede internacional extensa para manter uma conexão solta entre extremistas muçulmanos em países diversos. Trabalhando durante meios de alta tecnologia, como fac-símiles, satélite telefona, e o internet, ele está por toda parte em contato com um número desconhecido de seguidores o mundo árabe, como também na Europa, Ásia, os Estados Unidos e Canadá.
A meta primária da organização é a subversão do que vê como os governos corruptos e heréticos de estados muçulmanos, e a substituição deles/delas com a regra de Sharia (lei islâmica). Al-Qaeda é intensamente anti-ocidental, e visões os Estados Unidos em particular como o inimigo principal de Islã. Laden emitiu para três "fatwahs" ou decisões religiosas que chamam os muçulmanos para levar braços contra os Estados Unidos. (veja Caixa a Declaração de Laden de Guerra).
Tentativas para radicalizar existindo grupos islâmicos e criar grupos islâmicos onde nenhum existe.
Destruição de defensores dos Estados Unidos que são vistos como o obstáculo principal para reformar em sociedades muçulmanas.
Apoios os lutadores muçulmanos no Afeganistão, Argélia, Bósnia, Chechnya, Eritera, Kosova, Paquistão, Somália, Tajikistan e Iêmen.
Em 1998 de fevereiro, Laden anunciou a formação de uma organização de guarda-chuva chamada "A Frente Mundial islâmica para a luta contra os judeus e os Cruzados" (Al-Jabhah al-Islamiyyah al - ` Alamiyyah li-Qital al-Yahud wal-Salibiyyin) Entre os sócios desta organização é o egípcio al-Gama'a al-Islamiyya e o egípcio al-Jihad. Ambos estes grupos sido tido sido ativos em terrorismo durante a última década. (veja Ataques de al-Gama'a al-Islamiyya e al-Jihad).
História
Osama Laden entrou no caminho atual dele de guerreiro santo em 1979, o ano tropas soviéticas invadiram o Afeganistão. Ele transferiu o negócio dele para o Afeganistão--incluindo vários cem os trabalhadores leais e ferramentas de construção pesadas--e teve a intenção de liberar a terra do invasor infiel. Reconhecendo imediatamente que os afegãos estavam faltando infra-estrutura e força de trabalho para lutar um conflito demorado, ele fixou sobre resolver ambos os problemas imediatamente. O primeiro passo era montar um programa organizado de conscrição. Junto com líder de Fraternidade muçulmano palestino Abdallah Azzam, ele organizou um escritório de recrutamento--Maktab al-Khidamat (MAK - Escritório de Serviços).
MAK anunciou o mundo árabe por toda parte para muçulmanos jovens entrarem briga no Afeganistão e montar filial que recruta escritórios no mundo inteiro, enquanto incluindo no EUA e Europa. Laden pagou pelo transporte dos novos recrutas para o Afeganistão, e montou instalações para os treinar. O governo afegão doou terra e recursos, enquanto caixa que Laden trouxe os peritos do mundo inteiro em guerra de guerilla, sabotagem, e operações cobertas. Dentro um pequeno durante um ano ele teve milhares de voluntários treinando no bootcamps privado dele. É calculado que tantos quanto 10,000 lutadores recebeu treinamento e experiência de combate em Afeganistão, com só uma fração que vem da população afegã nativa. Quase a metade da força lutadora veio de caixa a Arábia Saudita nativa de Laden. Outros vieram da Argélia (asperamente 3,000), do Egito (2,000), com milhares mais próximo de outros países muçulmanos como o Iêmen, Paquistão e o Sudão.
A guerra no Afeganistão era a fase para um dos últimos retraimentos principais entre as duas superpotências, os Estados Unidos e o União Soviética. Os americanos naquele momento tiveram as mesmas metas como Laden expulsando de tropas soviéticas do Afeganistão. Em o que foi saudado na ocasião como um de suas operações de abrigo mais prósperas, a Agência de Inteligência Central de América lançou uma $500 campanha de milhão-por-ano para armar e treinar o empobrecido e guerrilhas de mujahedin de outgunned para lutar o União Soviética. Os líderes de guerilha mais promissores foram procurados e "patrocinou" pela CIA. Fontes oficiais norte-americanas são compreensivelmente vagas na pergunta de se Osama Laden era um da CIA "escolhido" naquele momento. O grupo de Laden era um de sete facções de mujahedin principais. É calculado que uma quantidade significante de alta tecnologia armas americanas, incluindo "ferrão" projeteis de anti-aeronave, fez o espaço deles/delas no arsenal dele. A maioria deles é informada para ainda ser lá.
O Mujahedin tenha de modo selvagem êxito. Em dez anos de selvagem que luta eles derrotaram o União Soviética. O que tinha começado como um exército fragmentado de guerreiros tribais terminou um bem-organizado e equipou exército moderno--um capaz de batida um poder super. As tropas soviéticas partindo deixaram para trás um Afeganistão com um arsenal enorme de armas sofisticadas e milhares de guerreiros islâmicos temperados de uma variedade de países.
Resumos Relacionados
- Como A Cia Criou Bin Laden
- Osama Bin Laden
- A História De Osama Bin Laden
- Terrorista Da História (osama)
- Al Qaeda
|
|