Yerma
(Federico Garcia Lorca)
Peça de teatro do poeta espanhol Federico García Lorca escrita em 1934, e apresentada pela primeira vez no mesmo ano. Yerma quer dizer árida, pouco fértil e desértica. É uma obra trágica de caráter popular, ambientada em Andaluzia, no início do século XX. Yerma é uma mulher que vive o drama de não poder engravidar. Após mais de dois anos de casamento e apesar de toda sua vontade de ser mãe, nada acontece. Busca de todas as formas realizar esse sonho, mas enfrenta a indiferença do marido, Juan, que não demonstra nenhum interesse em compartilhar seus anseios.
Isso faz com que sua vida, aos poucos, se torne mais triste e insuportável. Para piorar a situação, no vilarejo onde mora com seu marido, ela vê crianças em todos os lugares, menos em seu lar.
Obstinada, Yerma participa de um ritual na casa de uma curandeira, contra a vontade do marido, para invocar forças ocultas que possam trazer-lhe a maternidade, o que provoca grande discussão entre os dois.
A grande reviravolta acontece, quando uma velha, moradora do bairro cogita a possibilidade de Juan, seu marido, ser o estéril e recomenda que busque ser feliz com outro homem que lhe dê o filho que ela tanto deseja. A velha diz ter um filho adulto e oferece-o a Yerma que se enfurece e grita ser sagrada a sua honra.O adultério poderia solucionar o impasse, mas a moral da época e dela própria, a impediam de consumá-lo. No ponto culminante da tragédia, Yerma parte para a vingança contra o marido esse homem opressor e machista. Num ato de cega loucura Yerma o estrangula e declara ter matado o filho, pois o companheiro, única forma possível de conseguir a tão almejada maternidade, está morto por suas próprias mãos.
Resumos Relacionados
- Yerma
- Yerma
- Sobre Los Ángeles
- O Auto Da Índia
- Dona Flor And Her Two Husbands
|
|