Em Nome de Deus
(Sites Internet)
Direção: Peter Mullan - Ano: 2004 - Elenco: Geraldine McEwan, Anne-Marie Duff, Dorothy Duffy, Nora-Jane Noone e EileenWalsh.
"Em Nome de Deus" é narrado em cenas fortes e que impressionam o espectador pela crueza das situações que as principais personagens vivenciam. Mostra verdadeiras sessões de tortura e humilhação em várias cenas, onde a Igreja Católica é criticada duramente pelo abuso de poder perante a população. Por que sua prática é totalmente contra o que é pregado pela própria Igreja.
Irlanda, anos 60: quatro mulheres são deixadas com as irmãs Magdalene, em um orfanato, para que acabem com seus comportamentos pecaminosos. Os motivos são revoltantes: Crispina (Eileen Wash) e Rose (Dorothy Duffy) tiveram filhos, solteiras. Margaret (Anne-Marie Duff) foi estuprada por seu primo, e a órfã Bernardette (Nora-Jane Noone) pega muitas vezes flertando com meninos. Todas elas têm de trabalhar de graça na lavanderia do convento a fim de aumentar as rendas da Instituição, com a rigorosa supervisão das freiras, que fazem o uso de castigos intensos, sádicos. Eram mal alimentadas, surradas, humilhadas, estupradas, e seus filhos levados à força. A sentença delas era indefinida. Milhares de mulheres viveram e morreram nesses Lares. O último Asilo Madalena na Irlanda foi fechado em 1996. Algumas internas rebelam-se, tentando fugir do sofrimento.
O filme é centrado nessas quatro mulheres que vivem na "Casa de Madalena". Todas as quatro fazem grandes atuações com fortes momentos. "Em Nome de Deus" é um grande filme, cuja trama é ainda mais impactante por ser baseada em uma história real. Mostra as práticas da Igreja Católica, advindas da Idade Média, marcadas pela intolerância, machismo, falso moralismo, pela desumanidade praticadas por pessoas, que em nome de Deus justificava suas arbitrariadades.
Para contar esta história, o ator e diretor escocês Peter Mullan, também autor do roteiro, levantou os casos reais de três meninas internadas numa das casas de Madalena: Margaret (Anne-Marie Duff), Bernadette (Nora-Jane Noone) e Rose (Dorothy Duffy). Narrado sob o ponto de vista da experiência dessas jovens durante os anos sessenta, uma era considerada por alguns como uma época de incontestada liberação feminina. Essas jovens católicas foram submetidas a um pesadelo quase medieval. O filme mostra como a personalidade dessas mulheres se desenvolve, de maneira positiva ou negativa, em um ambiente controlado e dominado pelas freiras.
Elenco: Geraldine McEwan, Anne-Marie Duff, Dorothy Duffy, Nora-Jane Noone e EileenWalsh.
Direção: Peter Mullan
Ano: 2004
Resumos Relacionados
- Os Fatos Românticos De Jane Austen E Anne Elliot.
- Unlucky Days Part Three
- Unlucky Days Part Three
- Meu Esconderijo. Uma Janela – O Holocausto Aos Olhos De Uma Criança
- Http://musica.uol.com.br/ultnot/2008/01/21/ult89u8437.jhtm
|
|