Pedagogia dos projetos - projetos interdisciplinares
(Nildo Ribeiro Nogueira)
O texto Projetos versus Interdisciplinaridade faz uma breve abordagem sobre a importância dos projetos educacionais e explana as três formas de projetos existentes na escola, dando ênfase aos projetos interdisciplinares.
No texto, Nogueira afirma que para realizar uma nova conexão entre a teoria e a prática na escola foi necessário comprovar se estava sendo realizado um ensino globalizado. A intenção de que o aluno globalize os conteúdos e as aprendizagens é uma das orientações expressas pela atual reforma educativa, e também uma preocupação do professorado, pela adequação de seu trabalho à realidade social e cultural contemporânea.
Para o autor o trabalho com projeto é uma metodologia de ensino que envolve os alunos em investigações de problemas atrativos, que geram resultados originais, e apresentam mais oportunidades de ensino em sala de aula podem variar muito em termos de tema e abrangência e podem ser apresentados em quase todas as séries.
Os projetos dão margem a perguntas desafiadoras que não podem ser respondidas pelo método de ensino rotineiro. O questionamento engloba uma série de atividades que rege nossa curiosidade natural sobre o mundo. Os professores que usam o questionamento como estratégia geralmente incentivam os alunos a fazer perguntas, planejar e conduzir investigações, fazer observações e refletir sobre suas descobertas.
Conforme Nogueira(2001, pg 80), o trabalho com projeto oferece inúmeros benefícios tanto aos alunos quanto aos professores. O uso do projeto na escola aumenta a participação dos alunos, reduz a evasão escolar, estimula a capacidade de aprendizagem cooperativa e melhora o desempenho escolar. Cabe ao professor apenas e tão somente mediar e facilitar as etapas do projeto, quem interage e trabalha são os alunos.
Segundo ele, ainda há equívocos quanto ao entendimento de como executar projetos visto que alguns professores estão praticando a dinâmica de projetos em sala de aula solicitando a seus alunos atividades planejadas por eles ou pela coordenação pedagógica da escola.
Nogueira afirma que os projetos educacionais podem se apresentar em três diferentes vertentes: a multidisciplinaridade, a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade.
A multidisciplinaridade pressupõe que várias disciplinas podem ser reunidas; porém, essa reunião não implica nem que elas tenham o mesmo objeto de estudo e tampouco que partilhem qualquer tipo de relação sobre esse objeto. Isto é, na escola os alunos podem estudar um conteúdo, sem que as disciplinas tenham um planejamento conjunto ou as abordagens metodológicas estipulem conexões entre os temas abordados. Em resumo, a interação entre as disciplinas não é relevante.
As discussões sobre interdisciplinaridade tomaram corpo nos anos setenta, propondo desde aí uma integração teórica e prática numa perspectiva totalitária. A Interdisciplinaridade é uma necessidade relacionada à realidade concreta, histórica e cultural, constituindo-se assim como um problema ético-político, econômico, cultural e epistemológico.
A Interdisciplinaridade também se apresenta como problema pelos limites do sujeito que busca construir o conhecimento de uma determinada realidade e, de outro lado, pela complexidade desta realidade e seu caráter histórico. Todavia esta dificuldade é potencializada pela forma específica que os homens produzem a vida de forma cindida, alienada, no interior da sociedade de classes.
Nesta pedagogia existe uma real cooperação e troca de informações na sala de aula, aberto ao diálogo e ao planejamento. A fragmentação e compartimentação das diferentes disciplinas não contarão mais, a questão problema levará à unificação do conhecimento. É necessário uma coordenação que integre objetivos, atividades, procedimentos, atitudes, planejamentos e que proporcione o intercâmbio, a troca, o diálogo, etc. (NOGUEIRA, 2001, pg 127).
As disciplinas interagem entre si em distintas conexões, existe uma coordenação. O professor tentará formar o seu aluno a partir de tudo que ele estudou na sua vida. O ensino baseado na Interdisciplinaridade proporciona uma aprendizagem bem estruturada e rica, pois os conceitos estão organizados em torno de unidades mais globais, de estruturas conceituais e metodológicas compartilhadas por várias disciplinas, cabendo ao aluno a realização de sínteses sobre os temas estudados.
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