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Os FATORES PSICOMOTORES
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  O processo de se alfabetizar possui uma relação inseparável do desenvolvimento psicomotor da criança.
 
Para COSTA, 2001, p.32: “Para atender à demanda cada vez mais crescente das crianças rotuladas como incapazes, ou menos capazes intelectualmente, criam-se famigeradas classes especiais, que muito contribuíram para acentuar o estigma da insuficiência mental”.
 
Segundo STAES, 1991, p. 10: “A evolução psicomotora da criança reflete de maneira clara no seu processo de aprendizagem. Os estudos da temática revelam três unidades funcionais neurológicas para a organização da chamada BPM, ou melhor, a Bateria Psicomotora que é composta de sete fatores psicomotores: tonicidade, equilibração, lateralização, noção de corpo, estruturação espácio-temporal, praxia global – e praxia fina, sendo a BMP um instrumento prático de observação para profissionais que tenham algum tipo de relacionamento educacional”.
 
Segundo FONSECA, 1995, p.112: “Foi das experiências com crianças com dificuldades de aprendizagem que resultou a BPM constitui-se com base nesta idéia fundamental, pois a sua finalidade essencial é detectar, identificar crianças com dificuldades de aprendizagem”.
 
“De acordo com os estudos de SILVA, 1987, p.91 psicomotricidade, não se deve tomar a Bateria Psicomotora como um exame tradicional, mas uma bateria de observação que correlacionando os sete fatores e as três unidades funcionais do cérebro permita observar e detectar de onde se origina tal dificuldade que pode ser as mais diversas”.
 
Em CARTAXO, 1989, p.287 encontramos: “A tonicidade é a base, o fundamental pois é o que dá a postura, o que faz com a criança tenha seus diversos movimentos, atividades, entre em repouso, assim também suas emoções, expressões. No entanto, é a responsável pela nossa organização da posição bípede, nossa postura. Toda motricidade começa a partir de uma tonicidade, tonicidade que segue como uma sombra, preparando-a, apoiando-a e inibindo-a, isto é, auto-regulando-a”.
 
Com certeza, a tonicidade está totalmente atrelada à motricidade, pois o que se entende de motricidade são os músculos que fazem mover qualquer parte do corpo e dos nervos que determinam a contração muscular, um dos pontos mais vitais do nosso organismo que é o coração é um músculo e ele que num processo continuo de sístole e diástole faz bombear o sangue que leva à vida.
                                                                                        
Encontra-se ainda na tonicidade dois perfis sobre o grau que se pode atingir os movimentos: um é hipotonia, quando a criança tem movimentos leves, lentos, reflexivos, controlados. Um exemplo a ser citado de hipotonia são os alunos que escrevem tão leve que não dá para ver um traço qualquer feito no papel. O outro caso é a hipertonia onde as crianças são mais impulsivas, quer explora mais o espaço, ou seja, mais agitadas, exemplo como temos hoje a hiperatividade.

Referências Bibliograficas:

COSTA, Auredite Cardoso. Psicopedagogia e psicomotricidade. Petrópolis, Vozes, 2001.
STAES, L. Psicomotricidade – educação e reeducação. São Paulo, Manole, 1994.
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade. 2º ed. São Paulo, Martins Fontes, 1996.
CARTAXO, Joaquim. Aspectos da psicomotricidade. São Paulo, FTD, 2001.
SILVA, Walbarga Arns da. Cala-boca, não morreu, a linguagem na pré-escola. Petrópolis, vozes, 1990.



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