Resumo do livro Quincas Borba 
(Machado de Assis)
  
Quincas Borba já havia aparecido como personagem em Memórias Póstumas, expondo suas idéias referentes ao Humanitismo a Brás Cubas. Em Quincas Borba, a figura do filosofo e louco reaparece, morando em Barbacena, Minas Gerais. O protagonista procura expor os princípios do Humanitismo a Rubião, ingênuo provinciano que se torna seu enfermeiro. 
  O sistema filosófico de Quincas Borba pode ser sintetizado na luta de duas tribos pela sobrevivência, simbolizada por um campo de batatas que ambas disputam. O personagem extrai sua concepção do Humanitismo: “Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor as batatas”. Demonstra com certa objetividade e frieza que a sobrevivência e a ascensão social cabe aos mais fortes, os vencedores, seja quais forem os meios que utilizarem para tanto. 
  Após expor suas idéias a Rubião, Quincas Borba morre e faz dele seu herdeiro universal, com apenas uma condição: cuidar de seu cão, que carregava o nome do dono. 
  Rubião, por sua própria trajetória de vida, comprovava a tese do Humanitismo. Herdeiro de grande fortuna, deixou-se enganar pelo ambicioso casal Palha, Cristiano e Sofia. Enquanto Cristiano propõe negócios a Rubião, Sofia faz com que ele nutra por ela vãs esperanças. Aos poucos, Rubião começa a dar indícios de loucura e perde toda a sua fortuna, ao passo que o casal prospera nos negócios e enriquece, aposte-lo enganado. Dessa forma, Machado vai compondo a sociedade burguesa do Segundo Reinado, trabalhando questões como a loucura e o abandono e mostrando como os mais fortes sobressaem em relação aos mais fracos. 
 
  
 
Resumos Relacionados
 
  
- Resumo Do Livro Quincas Borba
  
  
- Quincas Borba
  
  
- Quincas Borba
  
  
- Quincas Borba
  
  
- Quincas Borba  
  
 
 
 | 
     |