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Email Marketing: Entenda a Taxa de Abertura
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O que é? Julgavam que havia uma fórmula
de sucesso para o email marketing? Lamento informar-vos...não há! Na mesma área de negócio, a forma como regiamos às newsletters que recebemos
pode variar em função dos fatores aqui já referidos. Para o ajudar, existem
ferramentas que permitem automatizar esse teste como os ensaios de campanha
ou split testing. O que é?

A taxa de abertura resulta do total de contatos que visualizaram a mensagem
dividida pelo número total de emails que foram entregues, excluindo os bounces e remoções. Basicamente, uma taxa de 20% de emails
abertos significaria que, de cada 100 emails entregues, vinte foram
visualizados.
Spam NÃO, obrigado!

É natural que o envio de newsletters que não solicitámos receber nos aborreça..obviamente
que não as vamos ler até porque muitas delas são filtradas pelo Outlook, Gmail,
Hotmail, Yahoo, etc...que como é óbvio não pactuam com este tipo de práticas. E mesmo que nunca tenham recebido SPAM (o que será praticamente impossível) o
mais provável é que já tenham recebido newsletters, para as quais embora se
tenham inscrito, contenham assuntos que não vos interessam minimanente.

Mesmo que insconcientemente, enquanto receptores de newsletters, é
inevitável que façamos uma análise que nos leva a optar por aquele (s) emails
que efetivamente despertaram o nosso interesse e que têm os aspectos que
passarei a apresentar:

1. Remetente – A reputação da marca é o primeiro fator que influencia a confiança
do subscritor para abrir o email (essencial que o domínio seja o da marca, por
exemplo [email protected])

2. Subject/assunto – Certamente já visualizou emails com
assuntos com este tipo de abordagem (Aproveite já!! - Desconto de x% - Não
perca!! – MELHORES PROMOÇÕES!!!!). Continua a ter interesse nestes emails?
Se for remetido por uma marca de confiança talvez dê o benefício da
dúvida...mas a verdade é que esta abordagem se constitui cada vez mais como um
erro porque já a encaramos com desconfiança.

3. Segmentação – É óbvio que segmentar a nossa base de dados nos
ajuda a concentrar os nossos esforços naqueles que verdadeiramente vão querer
abrir e ler aquilo que temos para lhes enviar! Enquanto apreciador de futebol
gostaria que a newsletter de uma marca de desporto que recebo me enviasse
exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa modalidade.
Se a marca insistir em enviar-me material de ciclismo, golfe e natação tudo
numa newsletter o mais natural será acabar por me desinteressar...não é
verdade? E você? 4. Test & Learn - Julgavam que havia uma fórmula de sucesso para o email marketing?
Lamento informar-vos...não há! Na mesma área de negócio, a forma como regiamos às newsletters que recebemos
pode variar em função dos fatores aqui já referidos. Para o ajudar, existem
ferramentas que permitem automatizar esse teste como os ensaios de campanha
ou split testing.


Para vossa referência, segue uma análise a diversas áreas de negócio com as
respectivas médias:

:: Imobiliárias
Taxa média de abertura: 7%
Variação de 5% - Base de 2% e topo de 12%
Taxa média de Cliques: 14%
Variação de 5% - Base de 9% e topo de 19%

:: Alimentação
Taxa média de abertura: 19%
Variação de 5% - Base de 14% e topo de 24%
Taxa média de Cliques: 21%
Variação de 5% - Base de 16% e topo de 26%

:: Editoras e Livrarias
Taxa média de abertura:13%
Variação de 7% - Base de 6% e topo de 20%
Taxa média de cliques:15%
Variação de 7% - Base de 8% e topo de 22%

:: Bares e Restaurantes
Taxa média de abertura:25%
Variação de 7%, base de 16% e topo de 30%
Taxa média de cliques:14%
Variação de 9%, base de 5% e topo de 23%

:: Automóvel
Taxa média de abertura: 24%
Variação de 5%, base de 19% e topo de 29%
Taxa média de clique:19%
Variação de 5%, base de 14% e topo de 24%

:: Comércio e serviços
Taxa média de abertura:9
Variação de 2%, base de 7% e topo de 11%
Taxa média de clique:14%
Variação de 2%, base de 12% e topo de 16%

:: Meios de comunicação
Taxa média de abertura:13%
Variação de 6%, base de 7% e topo de 19%
Taxa média de clique:16%
Variação de 6%, base de 10% e topo de 22%

E esta, hein? ;)



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