BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


A Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
(Frederick Herzberg)

Publicidade
A Teoria dos Dois Fatores de HerzbergFrederick HerzbergA teoria dos dois fatores, também conhecida como teoria da hiegiêne-motivação foi proposta por Frederick Herzberg, psicólogo. Segundo sua teoria, a relação do indivíduo com o trabalho é básica, podendo a mesma determinar seu sucesso ou insucesso.Herzberg pesquisou sobre o que as pessoas gostam ou não gostam em seus ambientes de trabalho, sobre o as fazem se sentir bem ou mal.Os que sentiam bem em relação ao trabalho atribuíam isso a si mesmos, ou seja, o progresso, reconhecimento, responsabilidade e a realização eram intrínsecos a esses individuo.Os insatisfeitos apontaram fatores externos como supervisão, remuneração políticas organizacionais e condições de trabalho.Logo, esses geradores de insatisfação foram caracterizados por Herzberg como fatores higiênicos, que eliminam a insatisfação dos trabalhadores, mas não os motivam, deixam satisfeitos com o trabalho.Para a motivação das pessoas Herzberg sugere oportunidade de crescimento pessoal, entre outros; as mesmas características descritas pelos indivíduos que se sentem bem em relação a seu trabalho.Fatores higiênicos são os que contribuem para a insatisfação no trabalho, enquanto os fatores motivacionais contribuem para a satisfação no mesmo.Os estudos de Herzberg prega que como já se sabe, o oposto de satisfação é não-satisfação, e o oposto de insatisfação é a não-insatisfação, podendo o individuo não estar satisfeito com seu trabalho, e sim nao-insatisfeito; achando-o apenas aceitável.Fonte: Livro Comportamento OrganizacionalROBBINS, STEPHEN PAUL



Resumos Relacionados


- Behaviorista Administração Escolar

- A Teoria Da Pirâmide De Maslow

- Teorias Motivacionais

- Avaliacao Do Desempenho Humano

- Manual De Comportamento Organizacional E Gestão: Capítulo 7



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia