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A filosofia pré-socrática: as preocupações cosmológicas
(Marcos Sandrini)

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A filosofia grega e, portanto, a filosofia ocidental, nasceu quando Tales de Mileto em 585 a.C. previu o eclipse do sol e, até 400 a.C., durou o período denominado de
pré-socrático. Neste período foi estabelecido o propósito e os problemas
filosóficos e desenvolvido seus conceitos e estruturas. Os pré-socráticos pesquisavam a natureza visando explicar o
universo e todos os seus componentes. Todos os ramos da ciência atual participavam
de seus estudos. O Autor observa uma possível tangência entre o pensamento
grego primitivo e os interesses dos impérios orientais principalmente dos babilônios e dos egípcios. As interpretações pré-socráticas são assinaladas por
características: internas, o universo explicado a partir de dentro;
sistemáticas, explicando a soma dos eventos em sua totalidade; e econômicas,
explicando o máximo possível de forma enxuta e concisa. Tales de Mileto e seus sucessores iniciaram conceitos
filosóficos com um vocabulário peculiar em conseqüência da diligência
científica, como kosmos, que designa universo ordenado e elegante; physis, que
refere-se a natureza enquanto soma de objetos e eventos naturais; archè
designando início, origem ou diretriz, investigação dos princípios fundamentais dos objetos naturais; e logos, razão.

Physis e kosmos apenas se diferenciam em algo que se
desenvolve sem pré-fabricação e algo que tem feição intrínseca, respectivamente. Esse período divide-se em três partes. Uma delas abarca um
pensamento arrojado e criativo sendo o objetivo revelar toda a verdade sobre a
natureza, ou seja, o universo. Outra onde, num sentido mais amplo, o termo
filosofia abrangia as ciências e as artes liberais. E finalmente, outra de anos
de retração e consolidação: visavam reunir o pensamento dos filósofos antecessores
com a crítica de seus sucessores.

Os filósofos deste período eram chamados também
de físicos. Eles mostraram o olhar científico e racional do mundo. Sendo este
com desenvolvimento de entendimento possível com eventos precisos e ordenados
que explicam sua estruturação. Não era apenas do capricho dos deuses que
adivinham os fenômenos da natureza. Sua ordenação é própria e essencial sem eventos arbitrários. Esse período também é conhecido como Anos verdes.



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