Análise SWOT
()
É através da identificação das ameaças e oportunidades que uma empresa consegue traçar sua estratégia de atuação. As ameaças e oportunidades decorrem de fatores externos (ambiente) de uma organização.Uma das escolas de estratégia - a escola do design - estabeleceu uma ferramenta gerencial chamada SWOT - Strenght, weaknesses, opportunities and threats, (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças) analisa-se as forças e fraquezas (interno) versus ameaças e oportunidades (externo) de forma a identificar um nicho estratégico que a organização possa explorar.A luz da análise SWOT, a administração deve também rever seus objetivos atuais, ao mesmo tempo, em que uma análise externa é conduzida, os pontos fortes e fracos das principais áreas funcionais da organização devem ser avaliados. A análise interna fornece, aos tomadores de decisão estratégica, um panorama das habilidades e recursos da organização, bem como de seus níveis de desempenho gerais e funcionais. Esta análise vai requerer uma clara compreensão das competências essenciais de uma empresa. Outro fator fundamental é a compreensão da cultura e das forças/restrições que ela oferece. Os gestores devem ficar atentos para o fato da cultura possuir efeitos diferentes sobre a estratégia e de que seu conteúdo tem um impacto importante sobre a estratégia a ser escolhida.É imprescindível que um gestor tenha uma visão holística (360º) sobre o negócio, sem deixar de perceber detalhes que podem ser fundamentais para o sucesso da organização.Pontos Fortes (influência Interna)Pontos Fracos (influência interna)Oportunidades (influência externa)Ameaças (influência externa) Análise SWOT: Possibilita a revisão de objetivos e/ou descobre um nicho estratégicoForça+Oportunidade = Vantagem CompetitivaConcentre-se nos pontos fortes, reconheças as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças. (Sun Tzu, 500 a.C.)
Resumos Relacionados
- AnÁlise Swot
- The Critial Path - Building Strategic Performance Through Time
- Análise Swot
- Planejamento Estrategico
- Planejamento Mercadologico
|
|