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Geracao de processo
(guimaraes reias)

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dificultam a adaptação das normas ISO 9000 ao processo educacional. A adoção,
por exemplo, do termo “cliente” para designar o aluno, ou do conceito de “empresa”
para a instituição de ensino, ainda gera controvérsias, embora um número cada vez
maior de teóricos da Educação já os esteja assumindo não só como válidos, mas até
como desafiadores para os processos estagnados de Instituições de ensino que
imaginam sobreviver à margem da concorrência.
Essa necessidade de prestar serviços de qualidade para clientes cada vez
mais exigentes, num ambiente competitivo, tem levado muitas organizações a adotar
modelos inovadores de gestão. Dos princípios do gerenciamento científico de
Frederick Winslow Taylor2 aos dias de hoje, ocorreram consideráveis melhorias nos
métodos de gestão. Entretanto, no setor educacional, e no ensino superior em
particular, os avanços têm sido modestos.
Wouter Van den Berghe3, um grande estudioso do tema da qualidade no
ensino, observa que os primeiros interessados na utilização das normas ISO 9000,
no campo educacional, foram as instituições de formação continuada para o mundo
empresarial e, em menor quantidade, as escolas profissionais; ambos acham-se
mais direcionados para a necessidade do mercado e para a evolução econômica.
Pode-se deduzir, portanto, que a educação voltada para o mercado tem sido a ponte
facilitadora do uso das normas ISO 9000 para as instituições de ensino em geral – e



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