BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Marketing CONTÁBIL - A NOVA GUERRA DOS CONTABILISTAS
(RODRIGO D'ALMEIDA BERTOZZI)

Publicidade
Marketing Contábil - a nova guerra dos contabilistas. Na
realidade são os outros profissionais, amigos, parceiros que acabam por exercer
uma microfísica do poder, vigiando e punindo aqueles que tentam diferenciar-se.
Acreditava-se que uma excelente formação, pós-graduação e a posterior
especialização em uma área específica seria suficiente para garantir o futuro.
Sabemos que isso não funciona mais assim. As organizações que prestam Serviços profissionais mudaram dramaticamente
com o passar dos anos. Os profissionais têm de enfrentar cada vez mais os
concorrentes, a crescente insatisfação do público com os profissionais
liberais, as tecnologias rapidamente mutáveis e outras mudanças ocorridas no
ambiente externo.

A função que o Marketing deve assumir na área é a ordenação
mais eficaz dos recursos da empresa de Serviços contábeis, ampliar o prestígio
profissional, planejar o futuro, racionalizar os custos, focar novos segmentos,
criar estratégias para clientes potenciais, desenvolver novos serviços,
investir em relacionamentos e imagem pessoal. Não se trata de vender serviços,
e, sim de posicionar-se em um mercado cada vez mais escasso e complexo.
Perguntas chaves para o contabilista refletir:

Quem é o seu cliente? / Como você se relaciona com
seus clientes? / Como os mantém informados? / Qual a política de relacionamento
com o cliente? / Que equipamentos são utilizados em seu atendimento? / Como
seria possível manter um vínculo com ele mensalmente? / O que estou fazendo
para promover minha carreira?
Conceito de Marketing Contábil:

São todos os esforços estratégicos e
comunicacionais para ofertar Serviços de qualidade criados para suprir a
necessidades e desejos do cliente, utilizando os instrumentos de Marketing de acordo com o Código de Ética. O
contabilista deve construir uma marca pessoal no universo contábil. O Marketing é a principal arma para posicionar o
profissional em um mercado altamente competitivo e deve ser incansável para
obter os melhores resultados.
O Marketing contábil visa construir uma marca
pessoal ou de uma organização.

A idéia da comunicação no mundo contábil sempre
foi repudiada ou sequer desenvolvida, mas com a massificação da profissão, a Tendência é que os contabilistas comecem a se
movimentar neste sentido, tal qual tem acontecido em outros países. Minha
missão tem sido a de difundir por meio de cursos, palestras e livros a idéia da
diferenciação e do princípio da comunicação para contabilistas, justamente para
que despertem para essa realidade, antes que a grande crise se apresente.
5 regras conclusivas que devem ser aplicadas nas
empresas prestadoras de Serviços contábeis:

· Ser competitivo;
· Criar o valor adequado ao serviço para
diferenciar-se positivamente pela competência;
· Conhecer melhor o negócio do cliente, buscar
envolver-se profundamente;
· Desenvolver mecanismos que privilegiem a
informação ao cliente;
· Acompanhar as tendências de mercado para prestar
melhor assessoramento.

Os contabilistas face o conceito de sua profissão
arraigada historicamente e até por uma deficiência na formação acadêmica, não
vêem necessidade de vender seus serviços. Talvez há 15 anos esse raciocínio
fizesse sentido, mas na atualidade, infelizmente, todos precisam se expor para
não correr o Risco de ser esquecido. O conservadorismo
deve ceder seu lugar à comunicação inovadora, agressiva, porém, extremamente
ética. Segundo Lewis Carrol, “Se você não souber para aonde vai, qualquer
caminho será ótimo”. Logo, escolham a tempo o caminho do bom senso e da
comunicação ética antes que seja tarde demais para mudanças fundamentais e
necessárias.

AUTOR: RODRIGO D’ALMEIDA BERTOZZI

SITE: http://www.classecontabil.com.br/artigos/ver/89



Resumos Relacionados


- Como Administrar Um EscritÓrio ContÁbil De Sucesso/www.classecontabil.

- IntracomunicaÇÃo

- A Abe Mind Realiza Campanhas Focadas Nos Seus Objetivos

- Marketing De Relacionamento

- Marketing Pessoal



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia