Intraempreendedorismo: VOCÊ JA FEZ ALGO DIFERENTE HOJE?
(PORTAL HSM)
Intraempreendedorismo:
você já fez algo diferente hoje?
O cumprimento de metas e a organização
do trabalho por meio de tarefas estão presentes atualmente em quase toda a
economia. Porém, existem companhias que querem de seus funcionários mais do que
a execução de funções designadas – querem que eles pensem à frente.
Para essas empresas, o
intraempreendedorismo é um conceito presente no cotidiano. Ele reflete em
motivação para que os funcionários pensem e argumentem a respeito de novas
possibilidades, bem como avalia positivamente e recompensa àqueles que assumem
uma postura criativa.
Lucrando com boas
ideias
O conceito ganhou força há cerca de 20
anos, mas empresas já utilizavam métodos para acolher e aprimorar invenções e
boas ideias de funcionários, com o objetivo de impulsionar o
desenvolvimento de produtos e métodos de gestão.
Um exemplo de postura intraempreendedora
é a *3M, empresa que abraça a filosofia e incentiva seus colaboradores a
despender 15% de seu horário de trabalho na dedicação a projetos pessoais, os
quais eventualmente culminam em novos produtos ou técnicas que passam a ser
desenvolvidos pela empresa. A empresa afirma adotar tal política desde a década
de 1940.
“Isso foi institucionalizado pela
empresa há quase 70 anos, mas faz parte da cultura da companhia desde a
invenção da fita crepe”, conta Luiz Eduardo Serafim, gerente de marketing corporativo
da 3M do Brasil.
A história da fita crepe, para Serafim,
é um bom exemplo de como nasceu na empresa a ideia de cultivar em seus
colaboradores o desejo de fazer diferente. A fita crepe foi inventada em 1923,
quando um funcionário do laboratório do grupo foi escalado para ajudar a
melhorar a produção de lixas da companhia. Avaliando os processos, o
funcionário acabou pensando na possibilidade de produzir fitas adesivas. “Até
então a empresa, que nasceu em 1902, só produzia lixas”, conta o executivo.
Autonomia e respeito
às ideias
Serafim explica que não existe uma
ciência exata para definir as características de um profissional potencialmente
empreendedor. “Tentamos identificar esse perfil pelas dinâmicas impostas no
processo de seleção, procurando no candidato características como visão de
crescimento, facilidade em questionar as coisas e gosto por pensar de maneira
diferente”, explica ele. Alguns setores da empresa acabam atraindo
profissionais empreendedores com maior facilidade, como é o caso dos departamentos
comercial e de marketing, além de setores de caráter mais técnico.
De acordo com o executivo, incentivar
seus funcionários a delegar tarefas e encorajá-los a ter ideias ouvindo-as e
avaliando sua pertinência é o que mantém o time sempre pronto para inovar.
“Aqui na 3M as pessoas são motivadas a não se acomodarem em suas posições na
corporação e pensarem além de seus cargos”, afirma.
*A 3M participará da Estação do
Conhecimento “Inovação” durante a ExpoManagement 2011
POR: Portal HSM
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