Inventário de Reconhecimento de Palavras: Estudos de Validação
(Taciana Sampaio Meneses Ferreira)
A leitura é uma actividade complexa que exige a activação de muitos processos cognitivo-linguísticos, processos que se inter-relacionam e de entre os quais destacamos, como alvo de estudo, o reconhecimento de palavras. A variedade de definições contribui para o acesso a um vasto leque de conceitos acerca do que é o reconhecimento de palavras. Sendo o mais geral a conversão dos grafemas em padrões fonológicos, identificando através de um processo de descodificação a palavra escrita (Morais, 1997). O reconhecimento de palavras como parte dos processos de leitura ganha importância nas investigações actuais. Constata-se, no entanto, que a nível nacional ainda são poucos os instrumentos de avaliação validados e aferidos. É neste sentido que se inscreve a presente dissertação que tem como objectivo descrever a construção e validação do Inventário de Reconhecimento de Palavras – IRP. A prova consiste na leitura em voz alta de palavras que variam quanto à regularidade, frequência e extensão. É uma prova informatizada com recurso ao programa Superlab 4.0 que apresenta sequencialmente os 40 itens no ecrã. Durante a aplicação a resposta é registada como certa ou errada. A prova foi aplicada individualmente a 146 crianças do 2.º, 3.º e 4.º anos do 1.ºciclo, de um agrupamento de escolas da zona norte do país. Efectuaram-se análises estatísticas que revelaram um índice de dificuldade dos itens relativamente elevado, indicando a facilidade da prova. Os itens problemáticos foram excluídos, nas análises seguintes revelaram-se diferenças estatisticamente significativas entre os anos de escolaridade. Foram, ainda, encontradas correlações moderadas com a avaliação da leitura efectuada pelos professores e os resultados do PRP. Considerando a importância que o IRP apresentou na análise das características psicométricas das palavras enunciadas, sugere-se a continuidade da investigação na área ultrapassando as limitações aludidas.
Resumos Relacionados
- Planejamento De Atividades De Leitura Para Aulas De Idiomas
- Qual é A Importância Do Vocabulário?
- Dislexia, Disortografia E Disgrafia.
- Tipos De Dislexia
- Como AlfabetizaÇÃo Afeta A Leitura
|
|