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Qual a principal diferença entre os textos Acadêmicos?
(Paulo de A. Ourives)

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QUAL A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE OS TEXTOS ACADÊMICOS?

Uma das grandes dúvidas que pairam na cabeça dos
universitários é “como se faz uma monografia?”, ou “monografia, que bicho é
esse?”.

Dessa forma, resolvi escrever e esmiuçar cada um dos tipos
de textos acadêmicos, para que os universitários tenham plena idéia das
diferenças entre cada um deles e a sua estrutura.

É preciso salientar que há três tipos de textos, o artigo, a
monografia – conhecida também como TCC -, e a tese. Além desses três há ainda o
projeto que tanto pode ser de TCC/Monografia como de Tese.



O ARTIGO ACADÊMICO

O artigo é um dos textos mais simples, pois sua estrutura é
composta apenas de: resumo, desenvolvimento, conclusão e referências.

Normalmente um artigo pode ser escrito de 12 a 15 laudas no
total. Mas há casos, em que o artigo ultrapassa esse limite e atinge então 25
laudas – que é o máximo.

Apenas para efeito de esclarecimento, “lauda” significa uma
folha do tamanho A4, formatada conforme as normas da ABNT, tendo nas margens
esquerda e superior, 3 cm, e nas margens direita e inferior 2 cm.

No “Resumo”, o universitário irá escrever em no máximo 7
linhas um resumo do que ele irá abordar no Artigo. Acrescente-se ainda o fato
de que após o Resumo há necessidade de se colocar de 3 a 5 palavras-chaves que definam
o artigo. Por exemplo: em um Artigo Acadêmico que versará sobre um dos artigos
da Constituição Federal de 1988, o aluno poderá ter como palavras-chaves, as
seguintes expressões: Brasil, Legislação, Justiça, Direito, Constituição. Além
disso, após a confecção do resumo e das palavras-chaves o universitário deverá
traduzir tudo isso para uma língua estrangeira, que normalmente é o inglês.

Em seguida, o universitário irá desenvolver o seu trabalho
no item denominado “Desenvolvimento”, mas há de se ressaltar que não se utiliza
este termo. No caso exemplificado poderíamos iniciar com o seguinte título: “História
da Constituição no Brasil”, e assim por diante, criando ainda outros títulos
conforme o desenvolvimento do trabalho.

Finalmente, chegamos a “Conclusão”, que é o item onde o
aluno irá expor sua idéia e a conclusão do estudo efetuado. Normalmente para um
Artigo Acadêmico, a Conclusão deverá ter pelo menos uma lauda, ou um mínimo de
15 linhas.

Em seguida, finalizando o trabalho, vem as “Referências”.

Infelizmente, cabe aqui uma crítica para os pedagogos, que é
o fato de que todo estudante mesmo do ensino primário e médio, deveriam ter uma
noção de como fazer um trabalho e aprender a colocar referências no mesmo.

As referências, podem ser copiadas do próprio livro, naquilo
que os bibliófilos chamam de Folha de Rosto. Ali há um quadro, onde normalmente
o nome do autor, está escrito a partir do seu sobrenome seguido de uma vírgula
e o restante do nome. Em seguida vem o nome do título do livro, nº do volume,
edição, número de páginas (ou páginas escritas por esse autor), nome da cidade
onde o livro foi impresso seguido de dois pontos, para então terminarmos com o
nome da Editora que publicou o livro, e o ano em que o livro foi impresso.

Está pronto o seu Artigo Acadêmico.



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