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Introdução a obra de Marcel Mauss
(Levi Strauss)

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Durkheim, como grande cientificista que é, diz
que o estudo da sociedade é algo possível, um objeto possível, e, portanto,
todos os fatos sociais devem ser vistas como “coisas”, ou seja, quem pesquisa a
sociedade devem ter certo distanciamento da sociedade, estar “externo” a ela. Durkheim
procurava em seus estudos ser o máximo objetivo, com dados palpáveis e próximos
das ciências naturais, sendo assim, a ideia para ele era que os fatos sociais
fossem vistos como coisas, não que estas devessem ser coisas concretamente
materiais.

Então, o que é esta chamada “coisa”? A coisa é
algo contrario a ideia, assim como o que conhecemos de forma exterior é
diferente da interior. A coisa é toda a forma de conhecimento que não se pode
convencer de forma racional, tudo que não podemos dar uma noção certa ou
adequada. Tratar o fato como coisas não é classifica-los em uma categoria, mas
utiliza-los do principio de que o desconhecemos completamente, bem como suas
características, causas, efeitos, etc.

Por isso Durkheim enfatiza que os fenômenos
presentes em qualquer sociedade são exteriores aos indivíduos que nela estão.
Os fatos sociais então são também as formas de fazer, pensar, agir, que assim
exercem uma influencia sobre as consciências particulares.

Sobre estas observações de
Durkheim sobre o fato social, seu sobrinho Marcel Mauss traz a luz o que ele
chama de “fato social total”. Estes são fenômenos que por suas próprias
estruturas, ou, nas relações, determinações, possuem uma implicação nas varias
realidades sociais. São os fenômenos complexos nos quais há expressões de um
conjunto de instituições, e assim todo o caráter social pode ser visto. Para
Mauss isso seria a totalidade concreta em que um individuo pode realizar vários
papeis sociais.

Enfim, o fato social total é
o estudo da realidade social visto sobre um conjunto de fenômenos que nos mostram
o interior da sociedade. Apesar de cada ramo da ciência estudar apenas a área
que lhe diz respeito, o fato social total só pode ser explicado se por
completo, ou seja, com a união de todas as áreas, nunca podendo ser estudado
através de uma só ciência.



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