BUSCA

Links Patrocinados

Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z

Pacaraima - Roraima

Publicidade
Aula de campo no município de Pacaraima, no extremo norte do Estado de Roraima. Com duração total de dois dias, a aula de campo teve início na quinta-feira 12 de maio às 16:00PM, hora da saída do ônibus e dos carros da UFRR.Assim, nossa chegada a Pacaraima se deu por volta das 19:00PM, limitando a observação à rua SUAPI à noite, principal rua da cidade. Em meio a obras de revitalização urbanística, a referida rua encontra-se em estado precário, dificultando o trânsito dos veículos e contrastando com a regular pavimentação das demais ruas do núcleo urbano, em especial as ruas do assim chamado anel viário, que circunda a cidade.Na manhã seguinte, após breve café da manhã, começou a atividade de reconhecimento do local por volta das 08:00AM. O marco inicial foi a estrada de chegada, pouco antes do posto de fiscalização estadual e bem em frente à placa alusiva ao artigo 231 da CF/88, que dispõe sobre a defesa dos indígenas por parte da União. Interessante notar que a área do município de Pacaraima encontra-se dentro da demarcação da reserva indígena São Marcos, dando causa à discutida “dupla afetação” legal.Após uma caminhada até o 3º Batalhão Especial de Fronteira (3º BEF) do Exército, o objetivo era registrar o marco BV-8 na fronteira entre o Brasil e a Venezuela. Sintomaticamente, ao lado dos pavilhões nacionais nós podemos encontrar os bustos de D.Pedro I, do lado brasileiro, e Simón Bolívar, do lado venezuelano, representando heróis nacionais e símbolos dos respectivos países. Com isso, a ideia agora era caminhar até a Prefeitura em busca de informações oficiais sobre o município, no que fomos recebidos pelo próprio prefeito, que nos encaminhou à sua assessoria de imprensa. Após breve diálogo, ficamos de retornar à tarde para buscar as informações, pois elas teriam que ser organizadas segundo nossa solicitação. Dessa forma, e após uma pausa para o almoço, fizemos um reconhecimento de carro de toda a área central urbana, cruzando todo o anel viário e com paradas para fotos, filmagens e anotações. Esse reconhecimento teve o mérito de situar bem Pacaraima diante da fronteira, que se avistava a todo tempo, na mesma medida em que se notava boa urbanização do seu núcleo, ainda que este possua diversas ocupações em áreas de risco nos morros e encostas.À tarde, regressamos à Prefeitura para buscar os dados e, dentre outras coisas, ficamos sabendo que Pacaraima foi escolhida recentemente uma das 100 melhores redes de saúde pública do país, no âmbito do 70 Prêmio Qualidade e Excelência na Saúde Pública. Também participamos da disputa que a prefeitura trava com o IBGE em busca de maiores recursos do Fundo de participação dos Municípios (FPM). Para o IBGE, o município tem pouco mais de 10.000 habitantes, enquanto que censo realizado pela própria prefeitura apontou mais de 15.000, diferença que se traduz em menos recursos.Enfim, tivemos uma boa experiência acadêmica ao conviver com vários dos nossos temas abordados em sala no campo, na prática. Urbanização, comunidades indígenas, dupla afetação legal, política, fronteira, dentre outros, são todos temas recorrentes em nossos estudos e na explanação dos professores e, ao estar in loco, pudemos vivenciar melhor o que significa cada um deles.