Estrutura e organização de ensino
(apostila)
Estrutura e organização do ensino
brasileiro
A educação brasileira desde sua
independência em 1822, que vem caminhando por mudanças, mesmo com sua
independência, no capitulo da constituição havia muito pouco sobre a educação,
havia apenas a garantia de instrução primaria e gratuita para os cidadãos
brasileiros. Não sendo prioridade por parte do poder publica esta por sua vez
continua levando em consideração a valorização.
Mas, com LDB 9394/96 o sistema
escolar brasileiro pode ser reorganizado e dividido em dois níveis básico e
superior, podendo pensar em potencia
avanços e recuos, pois a lei anterior era dividida em três níveis(1º.2º
e 3°), mas atualmente algumas orientações estão sendo colocadas em praticas no
currículo administrativo.
O Sistema Escolar Brasileiro abrange vários órgãos cada um deles tem
sua função dentro do sistema, Ministério da Educação e cultura (MEC), conselho
nacional de educação (CNE) e outros, esses órgãos são de extrema importância
para que a educação venha ser desenvolvida.
Ao longo dos anos o sistema escolar vem se organizando, os conjuntos de
leis que amparam e dão base a educação brasileira como a (LDL) lei federal
nº9394/96 a constituição federal (CF) de 1988 do sistema escolar pode ter
princípios normais, pareceres e resolução mais pontuais.
Mais o sistema de ensino não e algo que possa se mover sozinho. Tendo
como parte desse corpo a sociedade, como uma via –de-mão dupla de um lado cabe a sociedade está atenta
para fiscalização e as novas questões que englobam o sistema de ensino e cabe
aos órgãos governamentais sua competência de trazer recursos para que educação
seja de fato estruturada.
Existe varias etapas que vem
sendo vivenciada no ensino público. Com lei 9394/96 o ensino foi dividido em
dois níveis básico, fundamental e médio, e superior que abrange graduação e pós
–graduação. Mas após o regime militar houve nova mudança sobre o nível básico
LDB estabelece algumas finalidades que regula a faixa etária de educação mínima
de dias letiva etc.
Uma dessas etapas caracteriza,
educação infantil e formação integral do educando a idade e de zero a cinco
anos para creches e pré escolas a avaliação do rendimento escolar não e
necessário para que o educando ganhe direito para segunda etapa, esta atingia o
fundamental que sua faixa etária e de
seis aos 14 anos, tendo como tempo de duração oito anos, sua finalidade
era educação básica, a previsão do ensino teria conteúdo religioso embora fosse
facultativo está disciplina.
Finalmente a terceira etapa o ensino médio tem duração de três anos e
envolve os jovens de 15 a 17 anos, a (LDB) /71 enfatiza a necessidade de curso
profissionalizante preparando o cidadão para o futuro.
A educação brasileira ainda tem muito muitos avanços a serem
conquistados, portanto cabe por parte da gestão publica e administrativa ter
mais competência e responsabilidade no que diz respeito ao ensino publico.
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