BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Atividade lúdica em sala de aula
(Águeda Lemos)

Publicidade
Por que a imposição de
regras disciplinares em sala de aula? Por que a criança busca constantemente se
movimentar, criar situações adversas? Por que os castigos, as reclamações, as
notas baixas? As atitudes impositivas favorecem os objetivos propostos?
Dependerá o aprendizado de disciplina
militarista? Qual o motivo do desempenho
insuficiente na maioria dos alunos? Onde está a falha? O aluno interessado pelo
contexto da aula procura “fugir” buscando outros interesses? A proposta é criar em sala de aula um ambiente de harmonia em
que alunos e professor possam interagir espontaneamente por meio de trocas
estabelecendo parceria entre indivíduo e meio, entre o que já se conhece e o
que depende da participação de elementos mais capazes para se tornarem
conhecidos. O aluno
na visão da escola tradicional é um receptáculo vazio,
alguém sem conhecimentos e por isso
mesmo pronto para receber um grande número de informações e o papel da escola é
a preparação moral e intelectual do aluno. O professor tem a predominância da
palavra, das regras, da ordem. A ele são impostas atitudes autoritárias de quem comanda,
direciona, vigia, pune e garante a aprendizagem de seus alunos. Ao aluno cumpre a execução das prescrições. Sendo a brincadeira uma atividade
inata no homem, a assimilação do conhecimento por meio do jogo torna–se mais estimulante.

Sabemos que a criança, o adolescente e até mesmo o adulto têm
prazer em brincar, jogar, fantasiar, se movimentar, criar novas situações e
desafios. Por que então não inserir jogos e brincadeiras nas disciplinas
escolares de modo que brincando o aluno possa
interagir com os colegas, socializando e aprendendo? Quando o olhar do
professor se dilatar tornado o processo
ensino-aprendizagem mais interessante e prazeroso, utilizando os jogos
didáticos, o aluno, por decorrência dessa atitude, assimilará melhor.

Os maiores educadores são unânimes em dizer que é possível
modificar este quadro por meio de intervenções pedagógicas utilizando-se do
lúdico tornando a aprendizagem mais prazerosa.



Resumos Relacionados


- Etiologia Do Fracasso Escolar

- Aprendizagem E Motivação

- Por Que (não) Ensinar Gramática

- Vygotsky - Uma Perspectiva Histórico-cultural Da Educação

- Professores Reflexivos Em Uma Escola Reflexiva



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia