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Educação a Distância um novo modo de aprender
(Fabiane Bertoldi)

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Estudar a distância, conectado na web, deixou de ser uma novidade no
Brasil. Conforme o Censo da Educação Superior realizado pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o
número de alunos que têm aulas de graduação via internet cresce a cada
ano no país. Em 2010, mais de 870 mil estudantes ingressaram em cursos
de graduação a distância no Brasil, enquanto que em 2000 o número era de
5,287 mil alunos. Ao mesmo tempo em que cresce a procura e a oferta de
Educação a Distância (EaD), crescem também as dúvidas e as preocupações
em relação a essa modalidade de ensino.

No Brasil, a EaD está regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Brasileira (lei nº 9.394 de 20/12/1996) para todos os níveis de
ensino. No entanto, é importante que o interessado verifique se a
instituição desejada está regularizada junto ao Ministério da Educação (MEC).
Também vale a pena conversar com alunos e buscar informações sobre a
estrutura dos cursos, metodologia e qualificação do corpo docente.
Conforme a coordenadora geral de Educação a Distância da Feevale, Ana
Karin Nunes, é importante verificar se a instituição já tem tradição no
contexto da educação superior. “No caso da Feevale, a EaD segue todas
as determinações legais para a oferta de cursos. Além disso, o aluno da
EaD tem acesso a toda a estrutura física da Instituição: laboratórios,
biblioteca, palestras, seminários e atividades oferecidas aos demais
alunos. Ou seja, o fato de ele estudar a distância não significa que ele
não possa usufruir de todos os recursos do campus universitário”,
afirma. Muitas pessoas ainda têm preconceito em relação à modalidade,
acreditando que os cursos não têm credibilidade. “O fato de ser a
distância não significa que o aluno vai ter uma formação difente”,
salienta a professora, acrescentando que o ensino na plataforma web tem a
mesma seriedade que os cursos presenciais. “O curso também exige
bastante dedicação do aluno, porque há cobranças para entrega de
atividades, assim como na sala de aula. A EaD não faz com que o vínculo
entre professor, aluno e colegas desapareça; pelo contrário, ela
incentiva que esses vínculos sejam reforçados. A diferença é que a
interação ocorre por meio de e-mail, fórum de discussões, programas de
mensagens instantâneas (MSN), chats, etc. É uma construção de
conhecimento coletiva e colaborativa”, salienta. Além disso, também
ocorre na EaD encontros presenciais, previamente combinados, para a
realização de avaliações e diferentes atividades.



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