BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Reflexões sobre o ensino/aprendizagem da habilidade oral
(Gustavo Lopez)

Publicidade
O presente artigo teve seu ponto de partida em reflexões anteriores(ESTIVALET, 2010), onde se identificou que um dos maiores problemas atuais naEducação a Distância (EAD) é a preparação didática e pedagógica das aulas eatividades no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA1) para odesenvolvimento da habilidade de produção oral em língua estrangeira (LE). Osresultados indicaram que talvez a interação e a comunicação oral entre os alunos eos tutores de polo não seja o suficiente para garantir a otimização e domínio destahabilidade.Motivados pelo estudo mencionado acima, resolvemos aprofundar as reflexõescom um trabalho empírico sobre o ensino de LE a distância. A pesquisa foi realizadano ano de 2010, com os alunos do polo de atendimento presencial localizado nomunicípio de São José/SC, que atende o Curso de Graduação em Letras -Licenciatura em Inglês, modalidade a distância, da Universidade Federal de SantaCatarina (UFSC), localizada em Florianópolis/SC, Brasil. O objetivo geral foidescrever e analisar a utilização das atividades na construção do AVEA para oensino da produção oral em língua inglesa como LE do ponto de vista da equipe de ensino, mas, sobretudo, entender como acontece a recepção desse material por parte dos alunos. As perguntas que nortearam o estudo foram: a) como se dá odesenvolvimento da habilidade de produção oral em LE na EAD? b) Como éconstruído e preparado o AVEA das disciplinas de inglês oral? c) Quais são asatividades utilizadas para o desenvolvimento e o aprendizado da habilidade oral? d)Quais os elementos de motivação do aluno no aprendizado desta habilidade? A pesquisa que será relatada aqui utilizou a metodologia quantitativa equalitativa (BAUER; GASKELL, 2008) para analisar os dados obtidos em um sistemainformatizado de avaliação das disciplinas do Curso, aplicado pela UFSC. Tambémforam recolhidos dados e depoimentos através de um questionário individual sobrea utilização das atividades no AVEA Moodle2 das disciplinas Compreensão eProdução Oral em Língua Inglesa I, II e III, sobre o ensino/aprendizagem dahabilidade de produção oral em língua inglesa, além da filmagem presencial.



Resumos Relacionados


- O Oral Como Texto: Como Construir Um Objeto De Ensino

- Ensino A Distancia

- Ensino E Aprendizagem De Le

- Método Direto Ou Md (ensino De Inglês)

- M-learning: Aprendizado Móvel Na Nova Economia Digital



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia