BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Nossa Bagagem Cultural, Nosso Repertório
()

Publicidade
Para que
nossa mensagem escrita seja corretamente descodificada, devemos conhecer a
experiência e o grau de conhecimento do destinatário sobre determinados
assuntos, para saber se o que estamos lhe enviando são informações comuns ou
incomuns a eles. Caso sejam desconhecidas, é necessário incluir na mensagem
aquilo que queremos que ele faça ou compreenda. Afinal, esta experiência e este
grau de conhecimento são parte da bagagem cultural do destinatário, e tem a
denominação de repertório. Por dentro
do repertório contém uma rede de referências, valores e conhecimentos.
Repertórios diferentes levam a diferentes percepções de vida, pelo fato de que
cada indivíduo possui o seu próprio.

A descodificação
não depende apenas do conhecimento do código, também é importante conhecer o
repertório do destinatário. Se não conhecermos o repertório da pessoa a quem
destinamos a mensagem, corremos o risco de não recebermos a resposta correta. Devemos
saber a quem se escreve, e qual o repertório da pessoa a quem se envia a
mensagem. Por conseguinte, o repertório é outra peça essencial no mecanismo da
comunicação escrita. O
estereótipo pode ser considerado como uma imagem mental padronizada, que se
concretizou em nossa cabeça, e que utilizamos em nossa percepção para
reconhecer ou identificar as pessoas, os acontecimentos e os objetos.

Estereótipos
são indispensáveis ao nosso processo de conhecimento, porém, se for rigidamente
aplicado à percepção do comportamento humano, nos levará a um conhecimento
deformado das pessoas. Por isso, não devemos deixar estereótipos dominarem
nosso repertório, para que não haja deformação na percepção que vamos ter de
nossos destinatários.Por
enquanto, a estrutura da comunicação está composta de: conhecimento do código;
utilização de códigos fechados; conhecimento do repertório do destinatário; e
conhecimento do repertório do contexto cultural.



Resumos Relacionados


- Ganchos De Como Agarrar O Leitor!

- Técnicas Da Comunicação Escrita

- A Mensagem é Feita De Signos

- A Comunicação Como Processo

- Definição Do Processo De Comunicação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia