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Orixás
(Eduard M. M. Costa)

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Muitas
pessoas buscam conhecer os Orixás apenas através de suas lendas, que não
diferem das lendas dos deuses gregos, romanos, nórdicos, indígenas, celtas, entre tantos outros. E, por
isso, por não compreender as relações espirituais e elementais, muitas vezes
criam preconceitos e se afastam, sem entender que todas as relações existem da
mesma forma que todas as demais religiões, que estão ligadas aos princípios de
cultivar virtudes, elevar-se à Deus, e todas as lendas são apenas alegorias
humanas passadas para relacionar as vibratórias desses espíritos de Luz aos
gênios, ou espíritos da natureza, que governam os elementos (ar, terra, fogo e
água) em suas especificidades, como a vida, a morte, a doença, as plantas, os
minerais, a chuva, as tempestades, os ventos, assim como os próprios espíritos
humanos como anjos guardiões e suas características peculiares: sisudo,
inteligente, guerreiro, trabalhador, brincalhão, sensual, amoroso, etc., que é
similar às antigas tradições dos deuses nórdicos, gregos, romanos, sumérios, e
aos anjos cabalísticos seguidos pelas religiões cristãs e judaica.

Na
tradição das religiões afro-brasileiras, encontram-se vários Orixás, os quais
se relacionam aos elementos da natureza, e são os geradores da comunicação dos
seres humanos com o Criador Supremo, Deus, ou na língua Iorubá, Olorum[1]. Assim, é através das lendas, da mesma forma que os ditos populares e as parábolas, que se torna mais simples gravar e perpassar culturalmente o tempo, conhecimentos sobre os princípios espirituais e filosóficos que, nem todas as pessoas têm a capacidade de compreender, gravar, atuar, e levar entre as gerações. Essa é uma forma antiga de manter tradições de conhecimentos imensos e extremamente necessários para a evolução espiritual, a qual também é muito bem descrita nas lendas das várias culturas existentes no nosso planeta.









[1] Esta
relação na Cabala é formalizada por setenta e dois anjos e os respectivos anjos
contrários.



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