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Formas de Atendimento ao Turista
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Há uma tendência
servilista a achar que o turista é um ser “superior” aos demais, com derivações
absurdas como diferenças de tratamento direto, preços diferenciados, serviços
exclusivos, estruturas, às vezes públicas como praias, tomadas como propriedade
particular, enfim, o turista, especialmente nos países menos desenvolvidos,
tende a ser visto acima da população local.

Ora, é um absurdo considerar o turista como
alguém superior. Ele deve, isso sim, adequar-se e apreciar aquilo que ele for
buscar em igualdade de condições com os habitantes do destino visitado. Mesmo
na condição de cliente, ele deve se igualar em tratamento, nivelado pela
excelência, àqueles que não são turistas.

Não se quer, de forma alguma, caracterizar como dispensáveis
algumas boas medidas tomadas para diferenciar o atendimento ao turista. Certos
serviços podem, até, ser considerados fundamentais. Ter pessoas que falem
vários idiomas em um hotel, por exemplo, não é uma benesse ao turista, é uma
forma de atendê-lo melhor como cliente. Ser justo não é tratar a todos de forma
igual, é tratar diferentemente os desiguais. Em sendo “diferente”, o turista
deve ser tratado de forma “diferente”, e não “melhor”.

Também há uma tendência teórica e prática equivocada em se dizer
que tal oferta é turística, ou que tal serviço é turístico. Ter uso turístico não significa ser turístico. A oferta diferencial, a
oferta técnica e o acesso são abstrações teóricas de diversos elementos
sócio-econômicos dos destinos turísticos. Estes não são pertencentes à atividade do turismo, mas são usados por ele. Afinal de contas, um
hotel, por exemplo, não pode hospedar pessoas residentes naquela mesma
localidade? Por acaso os habitantes não podem visitar, por quaisquer motivos,
alguns atrativos diferenciais da sua própria região? É claro que a resposta a
estas perguntas é afirmativa, e ela traz à tona o conceito de turismo social.



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