Clima organizacional
(Silvério)
Um clima organizacional baixo gera
desinteresse, apatia, insatisfação, depressão, inconformidade, agressividade e
possíveis tumultos.
A pesquisa de clima organizacional é um instrumento de grande utilidade
voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas
necessidades.
O objetivo desta pesquisa é mapear os pontos chave críticos que
caracterizam o nível motivacional dos funcionários avaliando seus pontos
fortes, deficiências, expectativas e aspirações. Cria-se um banco de dados para
identificar e compreender os aspectos positivos e negativos que impactam no
Clima servindo de orientação para planos de ações para melhoria do clima
organizacional e por sequência trabalhar os principais focos de problemas
melhorando o ambiente de trabalho
Pesquisas indicam que colaboradores com baixos índices de motivação,
utilizam somente 8% de sua capacidade de produção. Por outro lado, em empresas
onde encontramos colaboradores motivados estes mesmos índice podem chegar a
60%.
A proposta é tratar do clima organizacional como sendo um dos seus
indicadores de resultado.
A Pesquisa de Clima deve caminhar junto com o planejamento estratégico
da organização e deve contemplar questões de diferentes variáveis
organizacionais.
Verifica até que ponto a empresa estimula ou exige que seus funcionários
se responsabilizem efetivamente pela consecução de resultados.
Dentre os muitos fatores que interferem diretamente no clima
organizacional, destacam-se alguns, como equipe desmotivada, falta de sinergia
entre os diversos setores de trabalho, dificuldades de relacionamento entre
chefias e colegas de serviço, falta de objetivos, falta de coleguismo e espírito
de equipe, comunicação deficiente, falha na condução das interfaces dos
processos de trabalho, conflitos pessoais, sistema de funções gratificadas eo
grau de satisfação dos servidores.
Quanto à percepção, o clima organizacional decorre de fatores
internos, como a tomada de decisão, da relação dos chefes com seus
subordinados, da remuneração, bem como do relacionamento interpessoal. Em
síntese, é ela que determinará o grau de satisfação dos colaboradores.
O clima organizacional também é afetado por fatores externos
à organização, que afetam o servidor como também seus familiares, tais como,
problemas de relacionamento familiar e social, condições de saúde, habitação,
lazer, e dentre outros.
Por isso, da necessidade em se investir nos talentos existentes na
organização, pois um bom clima organizacional é fundamental para o aumento da
melhoria da qualidade de vida das pessoas e, também, para a excelência da
própria organização.
Com os dados colhidos a próxima etapa é elaborar o planejamento estratégico
sobre a base de gerenciamento da pesquisa de clima.
Avaliado a percepção dos funcionários sobre as políticas, práticas e
procedimentos empresariais, o gestor deve visar em seu planejamento uma atuação
proativa para melhoria do clima organizacional, baseada em fatos e dados.
Identificado os pontos positivos ou negativos sobre o nível de
satisfação e motivação dos funcionários o gestor deve oferecer neste
planejamento uma visão abrangente do clima organizacional.
Disponibilizar treinamentos e aperfeiçoamentos constantes, treinando
sobre aquilo que interessar a empresa ou para o crescimento pessoal do
colaborados. Treinamentos sobre ética e relacionamento interpessoal, são
interessantes, como por exemplo um treinamento sobre polidez.
Pode-se contar com o apoio de profissionais na área de psicologia para
atendimento de colaboradores com problemas de relacionamento interpessoal.
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