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O Banqueiro Anarquista
(Fernando Pessoa)

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``Por que é que o sistema anarquista não seria realizável? Nós partimos, todos osavançados, do princípio, não só de que o atual sistema é injusto, mas de que hávantagem, porque há injustiça, em substituí-lo por outro mais justo. Se não pensamosassim, não somos avançados, mas burgueses. Ora de onde vem este critério dejustiça? Do que é natural e verdadeiro, em oposição às ficções sociais e às mentirasda convenção. Ora o que é natural é o que é inteiramente natural, não é metade, ouum quarto, ou um oitavo de natural. Muito bem. Ora, de duas coisas, uma: ou o naturalé realizável socialmente ou não é; em outras palavras, ou a sociedade pode sernatural, ou a sociedade é essencialmente ficção e não pode ser natural de maneiranenhuma. Se a sociedade pode ser natural, então pode haver a sociedade anarquista,ou livre, e deve haver, porque é ela a sociedade inteiramente natural. Se a sociedadenão pode ser natural, se (por qualquer razão que não importa) tem por força que serficção, então do mal o menos; façamo-la, dentro desse ficção inevitável, o mais naturalpossível. Qual é a ficção mais natural? Nenhuma é natural em si, porque é ficção; amais natural, neste nosso caso, será aquela que pareça mais natural, que se sintacomo mais natural? É aquela que estamos habituados. (V. compreende: o que énatural é o que é do instinto; e o que não sendo instinto, se parece em tudo com oinstinto é o hábito. Fumar não é natural, não é uma necessidade do instinto). Ora qualé a ficção social que constitui um hábito nosso? É o atual sistema, o sistema burguês.Temos pois, em boa lógica, que ou achamos a sociedade natural, e seremosdefensores do anarquismo; ou não a julgamos possível, e seremos defensores doregime burguês. Não há hipótese intermédia. Percebeu?...''- Sim, senhor; isso é concludente.- Ainda não é bem concludente... Ainda há uma outra objeção, do meu gênero, aliquidar... Pode concordar-se que o sistema anarquista é realizável, mas pode duvidarse que ele seja realizável de chofre - isto é, que se possa passar da sociedadeburguesa para a sociedade livre sem haver um ou mais estados ou regimesintermédios. Quem fizer essa objeção aceita como boa, e como realizável, asociedade anarquista; mas palpita-lhe que tem que haver um estado qualquer detransição entre a sociedade burguesa e ela.``



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