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Curso Administração de Empresas
(Eu Mesma)

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Administração deEmpresasRECURSOS DAS EMPRESASEntende-se por recursos os meios que as empresas possuempara realizar suas tarefas e atingir suas metas/objetivos.Os recursos podem ser classificados em cinco grupos:1. Recursos Físicos ou Materiais: recursos necessários para asoperações básicas da empresa, seja para prestar serviçosespecializados, seja para produzir bens ou produtos.Compreendem:· espaço físico, prédios, instalações, edifícios e terrenos· máquinas, equipamentos e ferramentas· processo produtivo, a tecnologia, os métodos e procedimentosde trabalho· matérias-primas2. Recursos Financeiros: referem-se ao dinheiro sob a forma de:· capital· fluxo de caixa· empréstimos· financiamentos· créditos· receitas3. Recursos Humanos: são as pessoas que participam daempresa, qualquer que seja o seu nível hierárquico ou sua tarefa.Os recursos humanos são classificados ou distribuídos em trêsníveis:· Nível institucional (direção)- Presidente- Diretores- Superintendentes· Nível Intermediário- Gerente de Divisão- Gerente de Departamento- Chefe· Nível Operacional- Funcionários- Operários- Técnicos4. Recursos Mercadológicos: constituem os meios pelos quais aempresa influencia os seus clientes ou usuários. Incluem:· mercado de clientes· clientes dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa· pesquisa de mercado· organização de vendas· propaganda e promoção· desenvolvimento de novos produtos· SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor)5. Recursos Administrativos: constituem os meios através dosquais as atividades empresariais são planejadas, organizadas,dirigidas e controladas.· planejamento· organização· direção e· controle6. Cada um desses recursos exige uma área de especializaçãodentro da empresa:a) Recursos Administrativos - Área: Administração Geralb) Recursos Financeiros - Área Financeirac) Recursos Humanos - Área: RHd) Recursos Materiais - Área: Produçãoe) Recursos Mercadológicos - Área: MKT (marketing)PARTES OU NÍVEIS HIERÁRQUICOS DAS EMPRESASAs empresas podem ser analisadas sob o prisma de trêsdiferentes partes ou níveis hierárquicos:a) nível institucional ou estratégico;b) nível gerencial ou intermediário;c) nível operacional ou técnico.Nível Institucional ou EstratégicoCorresponde ao nível mais elevado da empresa, constituído depresidente, diretores, acionistas e dos altos executivos.É constituído de órgãos e pessoas que:a) definem os objetivos empresariais;b) verificam e analisam alternativas estratégicas para atingir osobjetivos empresariais de forma adequada;c) tomam decisões globais;d) elaboram o planejamento estratégico e políticas.Nível Intermediário ou GerencialTambém chamado nível mediador; está colocado entre o nívelinstitucional (topo) e o nível operacional (base).É responsável por:· cuidar da articulação interna entre os dois níveis, fazendo otrabalho de meio-de-campo;· escolher e captar recursos;· distribuir e colocar o que foi produzido pela empresa nosdiversos segmentos do mercado;· adequar as decisões tomadas ao nível institucional com asoperações realizadas ao nível operacional;· transformar as estratégias elaboradas para atingir os objetivosempresariais em programas de ação;· administrar o nível operacional;· cuidar das decisões aos níveis departamentais relacionadascom o dimensionamento e alocação de recursos necessários àsatividades da empresa.O nível Intermediário, portanto:a) define os objetivos departamentais;b) verifica e analisa as alternativas táticas;c) elabora os planos táticos;d) implementa os planos táticos; e) avalia os resultados, comparando-os com os objetivos(departamentais) definidos.Nível Operacional ou TécnicoÉ o nível localizado nas áreas inferiores da empresa, onde astarefas e as operações são executadas.É composto geralmente pelas áreas encarregadas de programare executar as operações básicas da empresa. É nelas que estãoas máquinas e equipamentos, as instalações físicas, as linhas demontagem, etc.O nível Operacional:a) verifica e analisa alternativas operacionais;b) analisa, planeja e re-planeja a ação diária;c) implementa a operação do dia-a-dia;d) avalia os resultados diários, comparando-os com os padrõesestabelecidos.Introdução à Administração1. INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO1.1. Conceito: Administrar, Gerenciar ou Gerir significa planejar,organizar, liderar e controlar os recursos a serem utilizados eatividades a serem executadas, a fim de atingir objetivos préestabelecidosda organização.1.2. Níveis de Administração:a) nível administrativo: preocupa-se com o estabelecimento demissões, objetivos, planejamento, organização e controle para seatingir os objetivos definidos;alta administração ou cúpula diretivamédia administraçãob) nível operacional: preocupa-se com a produção, supervisão,motivação dos empregados e execução, a fim de atingir osobjetivos.1.3. Funções desempenhadas pelos Administradoresa) Planejar: é a função do administrador de escolher ouestabelecer a missão da organização, seu propósito e objetivos, edeterminar as diretrizes, projetos, programas e estratégiasnecessárias para atingi-los.b) Organizar: é definir os recursos (humanos, equipamentos emateriais), estabelecer procedimentos, métodos, sistemas epadrões para a realização dos objetivos da organização.c) Dirigir: é a função do administrador, através de sua liderança,de influenciar os empregados para alcançar os objetivos, o querequer: qualidade, estilo e poder de comunicação, motivação edisciplina.d) Controlar: definir meios para se ter a certeza de que odesempenho planejado está sendo efetivamente atingido.2. EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃOA Administração, seus conceitos e técnicas sempre foramutilizados, seja consciente ou inconscientemente, nas civilizaçõesantigas da Babilônia, do Egito, da Assíria e da Pérsia, na Grécia,Roma, na China.A Revolução Industrial ocorrida na Europa no século XVIII-XIX,por volta de 1700 a 1850, substituiu a produção manual pelaprodução mecânica e das fábricas.Os antigos empreendedores e administradores americanos nãotinham dificuldade em supervisionar pequenos grupos e obterresultados desejados com o uso do sistema essencialmenteempírico, ou seja, de tentativa e erro.No fim do século XIX, porém, com a expansão do transporte(estrada de ferro) e das comunicações (telégrafo, telefone ecorreios), com o desenvolvimento das fábricas mecanizadas, asorganizações se tornaram maiores e ficou evidente anecessidade de se ter uma administração mais sistematizada,mais estruturada.



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