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Os Detetives Selvagens
(Roberto Bolaño)

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Antes que quaisquer das histórias, a fragmentação parece ser o temaprincipal d''Os Detetives Selvagens, novela do hoje cultuado escritorRoberto Bolaño. É dizer, a impossibilidade de conhecer algo comcerteza absoluta. O falso e o verdadeiro trocam máscaras e então oleitor sempre está a mercê das armadilhas que propõe a novela deBolaño. No início, na primeira parte (de três), estamos ante o diário de JuanGarcia Madero, um jovem estudante de direito de apenas dezesseteanos. Não se esclarece mais, apenas que acaba de ingressar a umduvidoso grupo de poetas do Realismo Visceral no Distrito Federal doMéxico, um movimento criado pelo mexicano Ulisses Lima e o chilenoArturo Belano, os quais serão os personagens principais da novela.Se desceve o mundinho literário da Cidade do México na década de1970 e é também uma espécie de iniciação ao próprio GarciaMadero.Na segunda parte, a fragmentação passa inteiramente ao primeiro plano.Depois de sua misteriosa viajem à Sonora, Ulisses Lima e ArturoBelano partem à Europa. Através de diversos “testemunhos” nosvamos dando conta de que Ulisses regressa ao México anos mais tarde;enquanto Arturo permanece lá, consegue consolidar-se como escritor epor acaso encontra a morte nesse estado de exílio permanente, aindaque nunca fica clao o destino final de nenhumm dos dois. É quesempre os vemos um pela visão do outro, sem conhecer nunca suaspróprias perspectivas, sua própria versão de seus atos. Tudoacontece como nos contos policiais, naquelas em que as cenas seconstroem juntando um quebra-cabeças de pistas, às vezescontraditórias, às vezes meramente tangenciais, dos que tiveram conhecimento deles. O leitor será o detetive, quem junta essequebra-cabeças.Na terceira parte, que na verdade é a segunda, voltamos ao diário deGarcia Madero, outro personagem que se dilue também, depois dos diasdo diário, atrás dos vidros de um Impala no deserto de Sonora.Esclarecendo, essa aparece como terceira parte pois a busca porCesárea Tinajero é o elemento que sincroniza a novela. À partirdesse encontro, é que se narram as peripécias anteriores eposteriores dos personagens principais: Arturo Belano e Ulisses Lima.A busca por Cesárea Tinajero é simbólica em sentido platônico, poisé como se nela buscavam a terra pometida da poesia, inclusive umamaternidade poética, uma ideia que também sugere um dospersonagens, Amadeu Salvatierra, quando fala dos estridentistas e dizque "todos os poetas, inclusive os mais vanguardistas,necessitam de um pai. Mas estes eram órfãos de vocação". Serevisarmos alguns antecedentes, descobrimos que a estrutura d''OsDetetives Selvagens está inscrita na tradição de novelas comoRayuela, de Júlio Cortázar; A Vida, Instruções de Uso,de Georges Perec; Diccionario Jázaro, de Milorad Pavic eo O desfile do amor, de Sergio Pitol.



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