Marketing visual
(Fontes no texto)
Marketing
visual
Ações
externas de marketing, propaganda e relações públicas criam uma
série de expectativas no cliente: 80% das decisões de compra
ocorrem no PDV (ponto de venda).
a
hora da compra. é o último estágio da comunicação mercadológica
-
O
ponto de venda (real ou virtual) é uma mídia.
Propaganda
Sofisticada = Loja Sofisticada
Propaganda
Preço Baixo = Loja Preço Baixo.
Segundo
pesquisas, o lojista dispõe de sete segundos para atrair a atenção
do cliente que passa pelo seu estabelecimento.
É
preciso muita atenção ao conjunto de elementos que, combinados,
formam uma imagem diferenciada que atraia, capte e deixe uma
impressão positiva.
O
nome e a logomarca da loja são elementos importantes da fachada.
Imagens
visuais são mais fáceis de se lembrar do que palavras.
Marcas
O
aspecto físico de uma marca (seu produto e embalagem) pode ser
encontrado na prateleira -estático e finito.
O
aspecto perceptual de uma marca existe no espaço psicológico (na
mente do consumidor) -dinâmico e maleável.
Lojas
mais alegres = bem iluminadas
Lojas
clima mais íntimo = menos iluminadas
Quanto
maior a intensidade da iluminação < percepção de preço (lojas
de desconto)
Quanto
menor e mais focada iluminação > percepção de valor
A
cor é um elemento importante para motivar o cliente respondendo por
60% de nossa reação.
Fontes:
GEARY,
Donna . O impacto visual da sua loja: o primeiro passo para atrair
clientes, 5ª ed., Belo Horizonte: CDL-BH, 1992
BLESSA,
Regina. Merchandising no ponto de venda,1ª ed., São Paulo: Atlas,
2003
MARROW,
William . Visual Merchandising, 1ª ed., São Paulo: 1998
LEVY,
Michael; WEITZ, Barton A . Administração de varejo, 1ª ed., São
Paulo: Atla2000
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