E nossa união, vai sair ou não? Deficienciofobia no ar
(Amauri Nolasco Sanches Junior)
Semana passada estava eu assistindo Transformers 4 e vieram dizer que meus textos não estava de acordo com a temática do grupo virtual facebookiano, no caso era, ditrofia muscular. Só perguntei se distrofia muscular era ou não deficiência e se não teria as mesmas dificuldades como todo deficiente. A resposta que tive foi que as dificuldade todos sabem, mas as informações não se tem. É dificil as pessoas entenderem que somos um segmento onde existe várias deficiências, mas que tem as mesmas dificuldades e as mesmas angustias que todo mundo tem. Não interessa qual a deficiência de um cadeirante, mas todos passam a dificuldade de locomoção e transporte, e muito, de centros de reabilitação que pouco reabilitam e muito pegam nosso dinheiro.
Isso me lembra o caso do Cinemark que nos davam meia entrada e alguns setores e movimentos que dizem fazer um trabalho de inclusão e defesa das pessoas com deficiência - que depois disso eu duvido que sejam por vários motivos - reclamaram disso dizendo que não era o que as pessoas com deficiência queiram. Lógico que não queremos, queriamos muito trabalho para poder pagar o que é justo (claro que R$ 20,00 um cinema é caro), mas as empresas não tem consciência ainda que competencia nada tem a ver com deficiência e não querem contratar cadeirantes (motivo meio óbvio de não querer acessibilizar sua empresa que por lei federal, já deveria ser acessibilizado). Que serventia tem uma “reclamação” dessas? Se o cidadão tem como pagar, ótimo, mas existem muitos que não podem pagar e precisam desses beneficios para pelo menos, ir ao ciinema. Fora que até dois lugares de dois cadeirantes eles reclamaram, onde vamos parar com esse mimi todo? Isso é desrespeito até mesmo com o segmento e com as instituições que lutam de verdade para garantir nossos direitos e não “palhaçada” como esses grupos facebookianos que especificam uma só luta ou movimentos que são “fachada” de massa de manobra.
Cade nossa união que não sai de jeito nenhum por que as lideranças anda estão batendo cabeça com politicos? A politica já deu amostras que nada tem com a inclusão, então ou nós nos unimos, ou ficamos no “limbo” e nem lazer temos o direito de ter e assim, movimentos são usados para fins politicos. Pior de tudo que “enchem a boca” para dizer que lutas de cada um são lutas pessoas como bolsas de estudos em faculdade, como obter transporte para estudar entre outras coisas, isenção de carro para quem não pode conduzir e outros que sim, é nosso direito e eles só atrapalham. Vão pregar e não enchem o saco...
Termino com uma frase de Optimus Prime: “?Sem sacrifício não há vitória!’
Resumos Relacionados
- Dignidade Humana Para As Pessoas Com Deficiência Também
- Politica E Inclusão - Por Que Não Seriedade?
- Teleton E F1 Prendem Cadeirantes Em Novembro, Ditadura Dos Eventos!
- “eufemismos” Da Inclusão – A Terra Dos “duendes Da Superação"
- Tecnologia E Inclusão
|
|