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Eu, Robô
(Isaac Asimov)

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O livro, publicado originalmente em 1950, é um verdadeiro clássico da FC. Foi o livro que mudou a mitologia dos robôs na literatura de FC. Antes eram em geral criaturas malévolas, como o monstro de Frankenstein, sempre voltando-se contra seus criadores. Foi nesse livro que pela primeira vez (depois da Astounding) as Três Leis da Robótica apareceram em livros de FC (embora tenham sido de fato sugeridas inicialmente por John Campbell, Jr., como sempre reconheceu Asimov).
A coletânea é formada por 9 contos, em geral centrados em conflitos relacionados com as Três Leis. São eles:
ROBBIE - a história de um robô babá mudo e de seu relacionamento com a menina Gloria. Detalhe: a historia se passa em 1998.
BRINCADEIRA DE PEGAR - onde Asimov nos apresenta a famosa dupla Powell e Donovan, que viriam a protagonizar várias historias da coletânea. Nesse conto, que tem Mercúrio de 2015 como cenário, conhecemos o robô Speedy, que teve a Terceira Lei reforçada em seu cérebro positrônico, causando consequências inesperadas.
RAZÃO - outro conto com a dupla Powell e Donovan. Dessa vez nossos herõis estão numa estação espacial de captação de energia solar para envio para a Terra. Um novo modelo de robô, Cutie, é levado desmontado para a estação e lá montado para ser testado como controlador de foco do feixe de energia para a Terra. Só que para Cutie, que nunca conhecera a Terra, o mundo era só a estação. Powell e Donovan têm que lidar com o problema enquanto uma perigosa tempestade de eletrons se aproxima.
PEGAR O COELHO - a terceira aventura da dupla Powell e Donovan, onde conhecem Dave, um robô lider de um grupo de robôs, como se ele fosse o cérebro por tras de uma mão, e cada robô subordinado, um dedo. Dave apresenta comportamento estranho, quase neurótico, quando está sozinho com seus robôs-liderados, sem a presenca de humanos. Powell e Donovan têm que descobrir o motivo.
MENTIROSO! - Para muitos, o melhor conto do livro. Nesse conto, que se passa em 2021, conhecemos com mais profundidade a famosa robopsicóloga Dra. Susan Calvin, da super-poderosa empresa U.S. Robôs e Homens Mecânicos, que tem que descobrir como e por que foi criado inadvertidamente Herbie, um robô capaz de ler pensamentos. Asimov desenvolve bem o personagem de Susan nesse conto.
POBRE ROBÔ PERDIDO, outro conto com a Dra. Calvin, onde conhecemos Nestor, um robô que teve a Primeira Lei enfraquecida em seu cérebro positrônico, causando, como sempre, consequências não previstas, inclusive o fato inédito de robôs mentindo para humanos. Susan Calvin tem que resolver o problema.
FUGA!, uma aventura conjunta da Dra. Calvin e da dupla Powell e Donovan. Uma empresa concorrente da US Robôs oferece uma proposta irrecusavel. O super-computador robótico da US Robôs chamado Cérebro teria que resolver um problema que poderia ser a chave da propulsão interestelar. Susan Calvin é chamada para descobrir como o Cérebro pode ser usado nesse problema sem risco de sua destruição. E Powell e Donovan têm que fazer o trabalho sujo.
PROVA, que se passa em 2032, também é protagonizado por Susan Calvin. Nesse conto vemos como os robôs comecam a mudar a vida social, econômica e até politica da Terra. Robôs humaniformes são quase indistinguíveis de seres humanos. E vistos com desconfiança. Surge a suspeita de que um famoso jovem político é na verdade um robô. Susan Calvin é acionada para descobrir se é ou não.
O CONFLITO EVITÁVEL, em 2052, é o conto que fecha o livro. Nele descobrimos que as chamadas Máquinas, super-computadores robóticos, na prática governam a humanidade. Grupos fundamentalistas são contra as Máquinas, mas elas aparentemente estão levando a humanidade a uma Idade de Ouro em termos de padrão de vida e de solução de conflitos entre os humanos. Mas parece que as Máquinas estão agora cometendo erros. Isso pode fortalecer os grupos anti-Máquinas. Susan Calvin é chamada pelo Coordenador da Terra para resolver o problema. Como sempre, descobrimos que as Três Leis da Robótica estão envolvidas no mistério, cuja solução nos leva a fechar a última página no livro e ficar meditando sobre o que acabamos de ler. Passamos a ver o mundo de modo um pouco diferente.
OBS: Asimov usa um sistema interessante para dar nomes aos robôs em função de seus números de modelos, com exceção de Robbie (que é um apelido diminutivo de robô). Speedy é um SPD, Cutie é um QT, Herbie é um HB, Dave é um DV e Nestor, um NS.



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