BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Vidas Secas
(Graciliano Ramos)

Publicidade
A obra se classifica entre o conto e
o romance e fala do drama do retirante diante da seca implacável e da
extrema pobreza que leva a um relacionamento seco e doloroso entre as
personagens, quase um monólogo. Os participantes da história são:
Fabiano o chefe da família, homem rude e quase incapaz de expressar seu
pensamento com palavras; Sinhá Vitória, sua mulher com um nível
intelectual um pouco superior ao do marido que a admira por isto; O
menino mais novo, quer realizar algo notável para ser igual ao pai e
despertar a admiração do irmão e da Baleia, a cadela; O menino mais
velho, sente curiosidade pela palavra "inferno" e procura se esclarecer
com a mãe, já que o pai é incapaz; A cadela, Baleia, e o papagaio
completam o grupo de retirantes, na história; Representando a sociedade
local, na história, estão o soldado amarelo, corrupto e arbitrário,
impõe-se ao indefeso Fabiano que o respeita por ser representante do
governo; Tomás da Bolandeira, dono da fazenda, onde a família se
abrigou durante uma tempestade, e homem poderoso da região que impõe
sua vontade.
O livro tem l3 capítulos, até certo
ponto autônomos, ligando-se por alguns temas. I - Mudança Este capítulo
é o inicio da retirada, com as personagens citadas acima. Supõe uma
narrativa anterior: "Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro,
estavam cansados e famintos." Tocados pela seca chegam a uma fazenda
abandonada e fazem uma fogueira. A cachorra traz um preá:
"Levantaram-se todos gritando. O menino mais velho esfregou as
pálpebras, afastando pedaços de sonho. Sinhá Vitória beijava o focinho
de Baleia, e como o focinho estava ensangüentado, lambia o sangue e
tirava proveito do beijo," Fala da terra seca e do sofrimento.
A comunicação é rara e ocorre quando
o pai ralha com o filho e esse procedimento é uma constante no livro.
Há uma intenção do autor de não dar nome aos meninos, para evidenciar a
vida sem sentido e sem sonhos do retirante. "Ainda na véspera eram seis
viventes, contando com o papagaio. Coitado, morrera na areia do rio,
onde haviam descansado, à beira duma poça: a fome apertara demais os
retirantes e por ali não existia sinal de comida. Baleia jantara os
pés, a cabeça, os ossos do amigo, e não guardava lembrança disto." II -
Fabiano "Apossara-se da casa porque não tinha onde cair morto, passara
uns dias mastigando raiz de imbu e sementes de mucunã. Viera a
trovoada.
E, com ela, o fazendeiro, que o
expulsara. Fabiano fizera-se desentendido e oferecera os seus
préstimos, resmungando, coçando os cotovelos, sorrindo aflito. O jeito
que tinha era ficar. E patrão aceitara-o, entregara-lhe as marcas de
ferro. Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali. Aparecera
como um bicho, entocara - se como um bicho, mas criara raízes, estava
plantado." Contente dizia a si mesmo: "Você é um bicho, Fabiano."
Mostra o homem embrutecido, mas capaz de auto-análise. Tem consciência
de suas limitações e admira quem sabe se expressar. "Admirava as
palavras compridas da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em
vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas." III - Cadeia
Na feira da cidade o soldado convida Fabiano para jogar baralho e
depois desentende-se com ele e o prende arbitrariamente. A figura do
soldado amarelo simboliza o governo e, com isto, o autor quer passar a
idéia de que não é só a seca que faz do retirante um bicho, mas também
as arbitrariedades cometidas pela autoridade. Ao fim do capítulo ele
toma consciência de que está irremediavelmente vencido e sem ilusões
com relação á sorte de seus filhos. "Sinha Vitória dormia mal na cama
de varas. Os meninos eram uns brutos, como o pai.
Quando crescessem, guardariam as
reses de um patrão invisível, seriam pisados, maltratados, machucados
por um soldado amarelo." IV - Sinhá Vitória Enquanto o marido aspira um
dia saber expressar-se convenientemente, a mulher deseja apenas possuir
uma cama de couro igual a do seu Tomás da bolandeira, fazendeiro
poderoso que é uma referência. Ela recorda a viagem, a morte do
papagaio, o medo da seca. A presença do marido lhe dá segurança. V - O
Menino Mais Novo Quer ser igual ao pai que domou uma égua e tenta
montar no bode caindo e sendo motivo de chacota de irmão e da Baleia. O
sonho do menino é uma forma de resistência ao embrutecimento, tal como
a mãe que sonha com a cama de lastro de couro. VI - O Menino Mais Velho
As aspirações da família são cada vez mais modestas. Tudo que o menino
mais velho desejava era uma amizade e a da Baleia já servia bem: "O
menino continuava a abraçá-la. E Baleia encolhia-se para não magoa-lo,
sofria a carícia excessiva." VII - Inverno É a descrição de uma noite
chuvosa e os temores e devaneios que a chuva desperta na família.
Eles sabiam que a chuva que inundava
tudo passaria e a seca tomaria conta de suas vidas novamente. VIII - A
Festa É um dos capítulos mais tristes. É natal e a família vai à festa
na cidade. Fabiano compara-se com as pessoas e se sente inferior.
Depois da missa quer ir às barracas de jogo mas a mulher é contra
porque ele bebe e fica valente. Acaba pegando no sono na calçada e em
seus sonhos os soldados amarelos praticam arbitrariedades. A família
toda sente a distância que os separa dos demais seres.
Sinhá Vitória refugia-se no devaneio,
imaginando-se com a cama de lastro de couro. IX - Baleia É um capítulo
trágico. O autor faz uma humanização da cadela Baleia. Ela parece
doente e será sacrificada. Desconfiada, tenta esconder-se. Não entende
porque estão querendo fazer isso com ela. Já ferida ela espera a morte
e sonha com uma vida melhor. Na história, a Baleia e sinhá Vitória são
as personagens que conseguem expressar melhor os seus anseios. X -
Contas Fabiano tem de vender ao patrão bezerros e cabritos que ganhou
trabalhando e reclama que as contas não batem com as de sua mulher.
Revolta-se e depois aceita o fato com
resignação. Lembra que já fora vítima antes de um fiscal da prefeitura.
O pai e o avô viveram assim. Estava no sangue e não pretendia mais
nada. XI - O Soldado Amarelo É uma descrição dessa personagem. Ele
aparece como é socialmente e não como é profissionalmente. A sua força
vem da instituição que representa. Mais fraco fisicamente, arbitrário e
corrupto, acovarda-se ao encontrar-se à mercê de Fabiano na caatinga.
Fabiano vacila na sua intenção de vingança e orienta o soldado perdido.
A figura da autoridade constituída é muito forte no inconsciente de
Fabiano. XII - O Mundo Coberto de Penas O sertão iria pegar fogo. A
seca estava voltando, anunciada pelas aves de arribação. A mulher
adverte que as aves bebem a água dos outros animais. Fabiano admira-se
da inteligência da mulher e procura matar algumas que servirão de
alimento. Faz um apanhado da suas desgraças. O sentimento de culpa por
matar a Baleia não o deixa.
"Chegou-se á sua casa, com medo, ia
escurecendo e àquela hora ele sentia sempre uns vagos tremores.
Ultimamente vivia esmorecido, mofino, porque as desgraças eram muitas.
Precisava consultar Sinhá Vitória, combinar a viagem, livrar-se das
arribações, explicar-se, convencer-se de que não praticara uma
injustiça matando a cachorra. Necessário abandonar aqueles lugares
amaldiçoados. Sinhá Vitória pensaria como ele." XIII - Fuga A esposa
junta-se ao marido e sonham juntos. Sinhá Vitória é mais otimista e
consegue passar um pouco de paz e esperança. O livro termina com uma
mistura de sonho, frustração e descrença.
Fabiano mata um bezerro, salga a
carne e partem de madrugada. "E andavam para o sul, metidos naquele
sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em
escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos,
acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que
iriam fazer? Retardaram-se temerosos. Chegariam a uma terra
desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria
a mandar gente para lá. O sertão man



Resumos Relacionados


- Vidas Secas

- Vidas Secas

- Vidas Secas

- Vidas Secas

- Vida Secas



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia