Brainstorming
(Ricardo Bellino e Silvana Case)
COMO CONDUZIR UMA SESSÃO CRIATIVA E BEM-SUCEDIDA DE BRAINSTORMING O brainstorming é parte essencial do processo de pensamento de um negócio ou nova idéia em toda e qualquer organização. Quando adequadamente executado, pode conduzir a uma dinâmica e valiosa troca de idéias e iniciativas. Porém, quando mal conduzido, pode promover ressentimento, tensão interna e ser contra-produtivo. Todos os participantes de uma sessão de brainstorming precisam recordar, sempre, de que nada do que é discutido ou criticado nestas reuniões tem caráter pessoal - é estritamente um negócio! A seguir, destacamos algumas dicas de como conduzir uma sessão, ao mesmo tempo criativa e bem-sucedida, de brainstorming: Estabeleça o papel do líder - Este deve agir como facilitador, monitorando o fluxo das idéias e, principalmente, assegurando que todos tenham a possibilidade de falar, que não haja interrupções e que a discussão permaneça no foco pré-determinado. O líder deve incentivar o desafio e o debate entre os participantes, o que torna a sessão muito produtiva. A hostilidade não é saudável e deve ser evitada, a todo e qualquer custo. Defina a tarefa e mantenha o controle na sua mão - Todos os membros do grupo devem compreender claramente qual é o objetivo final do negócio em questão. Antes que as soluções sejam sugeridas, os fatos disponíveis, bem como os desafios, devem ser revistos e discutidos. Indique o objetivo da sessão de brainstorming - O caminho da sessão de brainstorming precisa estar totalmente desobstruído. A finalidade é gerar idéias, inicialmente, sem considerações para o seu mérito. Crie uma atmosfera positiva - Os participantes devem se sentir livres para favorecer que a comunicação seja aberta e honesta. A seleção de um ambiente neutro se faz necessária. Encontre uma sala onde os membros da equipe possam sair de seus territórios. Abasteça os envolvidos com água e/ou sucos e comece a trabalhar. Grave as idéias - Um flipchart permite aos membros do grupo a visualização das idéias e a discussão sobre aquelas que mais lhes interessam. Circule as notas, para permitir que todos participem ativamente no processo de pensamento criativo. Incentive o fluxo das idéias - Não deve haver nenhuma avaliação precipitada no processo de brainstorming. Os membros não devem procurar imediatamente a "idéia". O objetivo da equipe é a geração de várias idéias. A solução vai surgir, quase sempre, da conjunção dessas várias ideias. Monitore com cuidado uma comunicação verbal e não-verbal - Escute todos os membros do grupo. Também preste muita atenção para as comunicações não- verbais. Isto vai significar, mais do que as palavras, como os membros se sentem em relação ao progresso do grupo. Selecione a melhor idéia. Sumarize periodicamente o progresso do grupo. Se o entusiasmo apresentado for para baixo, reveja as idéias. Focalize a discussão, primeiramente, nos atributos positivos de cada idéia. Somente então focalize nos aspectos negativos. Com um processo de eliminação, identifique as melhores idéias e então faça a seleção final. Escolha uma idéia que se encontre inteiramente alinhada com o objetivo da tarefa e que todos os membros da equipe estejam dispostos a apoiar. * Ricardo Bellino - Fundador da Trump Realty Brazil * Silvana Case - Vice-presidente executiva do Grupo Catho
Resumos Relacionados
- Vertigo Y Futuro
- O Perfume: História De Um Assassino
- Daniel Deronda
- Zodiac
- O Homem Que Cauculava
|
|