BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Brainstorming
(Ricardo Bellino e Silvana Case)

Publicidade
COMO CONDUZIR UMA SESSÃO CRIATIVA E BEM-SUCEDIDA DE BRAINSTORMING
 
O brainstorming é parte essencial do processo de pensamento de um negócio
ou nova idéia em toda e qualquer organização. Quando adequadamente
executado, pode conduzir a uma dinâmica e valiosa troca de idéias e
iniciativas. Porém, quando mal conduzido, pode promover ressentimento,
tensão interna e ser contra-produtivo.
 
Todos os participantes de uma sessão de brainstorming precisam recordar,
sempre, de que nada do que é discutido ou criticado nestas reuniões tem
caráter pessoal - é estritamente um negócio!
 
A seguir, destacamos algumas dicas de como conduzir uma sessão, ao mesmo
tempo criativa e bem-sucedida, de brainstorming:
 
Estabeleça o papel do líder - Este deve agir como facilitador, monitorando
o fluxo das idéias e, principalmente, assegurando que todos tenham a
possibilidade de falar, que não haja interrupções e que a discussão
permaneça no foco pré-determinado. O líder deve incentivar o desafio e o
debate entre os participantes, o que torna a sessão muito produtiva. A
hostilidade não é saudável e deve ser evitada, a todo e qualquer custo.
 
Defina a tarefa e mantenha o controle na sua mão - Todos os membros do
grupo devem compreender claramente qual é o objetivo final do negócio em
questão. Antes que as soluções sejam sugeridas, os fatos disponíveis, bem
como os desafios, devem ser revistos e discutidos.
 
Indique o objetivo da sessão de brainstorming - O caminho da sessão de
brainstorming precisa estar totalmente desobstruído. A finalidade é gerar
idéias, inicialmente, sem considerações para o seu mérito.
 
Crie uma atmosfera positiva - Os participantes devem se sentir livres para
favorecer que a comunicação seja aberta e honesta. A seleção de um
ambiente neutro se faz necessária. Encontre uma sala onde os membros da
equipe possam sair de seus territórios. Abasteça os envolvidos com água
e/ou sucos e comece a trabalhar.
 
Grave as idéias - Um flipchart permite aos membros do grupo a visualização
das idéias e a discussão sobre aquelas que mais lhes interessam. Circule
as notas, para permitir que todos participem ativamente no processo de
pensamento criativo.
 
Incentive o fluxo das idéias - Não deve haver nenhuma avaliação
precipitada no processo de brainstorming. Os membros não devem procurar
imediatamente a "idéia". O objetivo da equipe é a geração de várias
idéias. A solução vai surgir, quase sempre, da conjunção dessas várias
ideias.
 
Monitore com cuidado uma comunicação verbal e não-verbal - Escute todos os
membros do grupo. Também preste muita atenção para as comunicações não-
verbais. Isto vai significar, mais do que as palavras, como os membros se
sentem em relação ao progresso do grupo. Selecione a melhor idéia.
Sumarize periodicamente o progresso do grupo. Se o entusiasmo apresentado
for para baixo, reveja as idéias. Focalize a discussão, primeiramente, nos
atributos positivos de cada idéia. Somente então focalize nos aspectos
negativos. Com um processo de eliminação, identifique as melhores idéias e
então faça a seleção final.
 
Escolha uma idéia que se encontre inteiramente alinhada com o objetivo da
tarefa e que todos os membros da equipe estejam dispostos a apoiar.
 
 
* Ricardo Bellino - Fundador da Trump Realty Brazil
 
* Silvana Case - Vice-presidente executiva do Grupo Catho



Resumos Relacionados


- Vertigo Y Futuro

- O Perfume: História De Um Assassino

- Daniel Deronda

- Zodiac

- O Homem Que Cauculava



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia