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Martim Cererê
(Martim Cererê)

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Publicado em 1928 ( ano do Manisfesto Antropófago de Macunaína e do radicalismo primitivista) , representa o ponto alto da vertente nacionalista e ujanista do verdeamarealismo. Constituido de poemas de rítmo e forma vária, como um "livro de figuras", aproxima- se da técnica do desenho animado ou da estórias em quadrinhos. O carácter épico e narrativo de Martim Cererê foi alvo de  trabalhos tentando dimensionar a participação desses elementos, de qualquer modo, identificáveis no lendário, na visão estética do mito, na universalidade do sentimento que procura o elemento estrangeiro para salientar o elemento nacional, especialmente nas aproximações com o Ulisses grego: "Um belo dia, chegou um marinheiro e ouviu o canto da Uiara. Não se faz amarrar ao mastro do navio, nem mandou tapar os ouvidos dos marinheiros. Foi logo à terra e ofereceu-se para casar com ela". O enredo desenvolve a lenda do surgimento da noite e do desenvolvimento do Brasil. O índio Aimberê e o marinheiro branco Martim apaixonam- se pela Uiara, estando disposta a se casar com aquele que lhe trouxesse a noite. Martim vai a Àfrica e traz a noite que são os negros escravos. Desta  união, surgem os bandeirantes, que desbravam os sertões, plantam o mar verde dos cafezais e constroem as fábricas e arranha-céus da metrópole paulistana. O poema fala da formação do Brasil, resultante da oposição entre o mundo primitivo, da fantasia, dos mitos (ontem") e "a vida rodando fremindo batendo martelo (hoje) . Dentro da proposta do Verde amarelismo e do grupo da Anta. Para se chegar ao progresso foi preciso "engolir" as matas, o índio, o café e tudo o que procurasse interromper a marcha do progresso. " Os tupis desceram para ser absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova" ( Manisfesto da Anta) Observe que o Totem dos tupis , a anta não é carnívora. Observe também a oposição entre as propostas da corrente nacionalista e da primitivista ( antropofagia).



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