Avaliação Da Aprendizagem Em Sociedades Multiculturais
(Ana Canen)
Nesta importante obra, Ana Canen, uma das maiores autoridades no campo do currículo e da avaliação da aprendizagem no Brasil, procura tratar de um tema que se reveste de grande interesse para os educadores e administradores escolares. Na realidade o livro procura responder a algumas perguntas comuns nas escolas, tais como: como as diferentes culturas devem ser ltratadas no espaço escolar? Devemos ter currículo diferenciado para grupos escolares diferenciados? Uma avaliação uniforme é justa frente à pluralidade dos grupos humanos presentes no espaço escolar? Como lidar om as tensões relativas às diferenças culturais existentes entre o educador e seusalunos? A perspectiva intercultural crítica esposada por Canen parte do princípio que a relações de poder existentes entre as culturas devem sempre ser objeto de debates e discussões, com vistasa construir e reforçar a alteridade, o respeito mútuo e a superação dos preconceitos. Ao longo do livro, encontramos mais do que uma analise teórica no campo dos estudos culturais e/ou da educação, mas sim um verdadeiro guia para a ação de educadores comprometidos com a idéia de fazer com que o espaço escolar seja um local de convivência respeitosa com as diferenças. Deve tambem ser destacado que neste livro, várias atividades são sugeridas a educadores e administradores escolares, no sentido de tornar concretos os exemplos e pressupostos teóriocos defendidos na obra. Este deve ser um livro de referência para educadores de todo o planeta, especialmente para aqueles em ue as tensões culturais são fortes, como no caso de países europeus e no Brasil.
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