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Linguística E Poética
(Jakobson, Roman)

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LINGUÍSTICA E POÉTICA Roman Jakobson, membro do Círculo Linguístico de Praga, foi tambémo fundador da Escola Linguística de Praga que conduziu à fundação do estruturalismo e a diversas teorias da literatura. em ?Linguística e Poética?, Jakobson analisa a linguística na sua relação com a poética. A poética é definida no âmbito da tentativa de Jakobson em exemplificar ?o carácter literário da arte? , ou seja, em mostrar o que transforma uma mensagem verbal numa obra de arte. Dado que tanto a linguística como a poética lidam com a questão da estrutura verbal, Jakobson afirma que a poética é parte integrante da linguística. O autor propõe um modelo funcional com seis parâmetros correspondentes a seis funções. O ´emissor´ envia uma ´mensagem´ a um ´receptor´ em termos de um ´código´ parcial ou totalmente compreensível para um ouvinte e capaz de ser articulado por um falante. O ´conteúdo´ou ´referente´ é o parâmetro mais importante que permite a possibilidade de ´contacto´. O processo pode ser esquematizado da seguinte forma: EMISSOR CONTEÚDO RECEPTOR MENSAGEM CONTACTO CÓDIGO. Ao papel do emissor corresponde a função ´emotiva´ou ´expressiva´ que se refere à atitude do falante e coloca ênfase na emoção (daí a designação de ´emotiva´). A orientação para o conteúdo destaca a ´função referencial´, a principal tarefa da comunicação. A ´função fática´ refere-se à comunicação da informação necessária para a manutenção do contacto (por exemplo, ?Está a ouvir/a seguir-me??). Através da ´função metalinguística´ reflecte-se sobre o próprio código. A ´função conativa´ dis respeito ao papel do receptor e à sua atitude. A comunicação na literatura emprega estas diferentes funções em diferentes graus. Por exemplo a poesia lírica concentra-se na função emotiva e a épica na terceira pessoa ou função referencial. As várias escolhas poéticas são feitas com base nas operações de selecção e de combinação. Em termos mais exactos, procede-se do eixo de selecção para o eixo combinatório. Pode, por exemplo, seleccionar-se, de uma lista de palavras, a palavra semanticamente mais próxima. A selecção de palavras baseia-se nos princípios da sinonímia, antonímia, rima, ritmo, aliteração, antítese, etc. A combinação constrói-se sobre princípios quantitativos. Na poética existem vários elementos como a rima, o ritmo, a aliteração, a consonância. O conceito de rima baseia-se, por exemplo, na existência de fonemas ou grupos fonémicos equivalentes. No entanto, estes podem ser seleccionados de acordo com um critério semântico como em ?bright ? light?, ?place ? space?, etc. Por conseguinte, a rima funciona ao nível fonológico, semântico e sintáctico



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