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Um Estudo Sobre O Karma
(Annie Besant)

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Neste pequeno livro, a renomada Annie Besant, fundadora da Escola Teosófica, expõe exaustivamente a teoria sobre o Karma. Considera o Karma como uma lei imutável da natureza, a lei de causa e efeito, que se traduz em senso comumno ditado:"Tal como semeias, assim colherás". A partir dessa lei geral, a autora descreve as subdivisões que ampliam essa lei, buscando aplicá-la em todas as circunstâncias de nossa vida.Este é um conhecimento que tira o homem de seudestino "determinista" e coloca o seu futuro em suas próprias mãos, conferindo autoridade e responsabilidade perante os acontecimentos de sua vida.
Existem dois tipos de leis em nossa dimensão: as feitas pelos homens são mutáveis e locais; e as leis naturais, que são imutáveis.A Lei do Karmaé a lei da qual dependes todas as outras leis. Sua concepção fundamental, o ponto de partida para sua ampliação, é que esta "é uma lei eterna, imutável, invariável, inviolável e é parte integrante da natureza das coisas".
A origem do karma envolve um problema metafísico denso, que aqui tenta-se resumir: só existe karma quando há matéria. A manifestação do Universo implica numa manifestação de sucessivos fenômenos, o que acaba por tornar esta inter-relação em uma seqüência de causas e efeitos. Sendo cada efeito uma causa em si, isso se repete infinitamente. Entretanto, não é qualquer seqüência de fatos que denota uma relação de causa e efeito. Entre tais fatos, deve haver uma razão que estabeleça uma relação que baste para que um fato seja seguida do outro. A Causação é justamente os vínculos que jamais podem ser rompidos e que são reconhecidos como relação ativa, de modo que o segundo fenômeno sempre acontece quando o primeiro também o faz. A Lei do Karma se identifica como uma exposição de fenômenos que fornece uma sequência invariável, de forma que, se você não gosta dos resultados, pode, simplesmente, mudar as condições precedentes.
Besant afirma queo homem afeta seu ambiente de vários modos, que podem ser classificados como três formas de auto-expressão: Vontade, Pensamento e Ação. Um homem evoluido tem a possibilidade de reunir suas energias numa força única, pronta pra causar ação. Essa concentração das energias numa força única é denominada Vontade. O homem deve transformar seus desejos, seja de atração ou de repulsa, em Vontade, a Auto Expressão do Eu Superior. O Pensamento é o aspecto pelo qual o homem se torna ciente do mundo exterior, o aspecto da cognição. É a atuação do Eu Superior sobre o conhecimento obtido. A forma de auto expressão que afeta diretamente o ambienteé a Atividade, a ação do Eu Superior sobre o não ? Eu Superior.
O poder de concentrar todas as energias numa só é a Vontade. O poder de tornar ciente do mundo exterior é a Cognição. E o poder de afetar o mundo exterior é a Atividade. Tal Atividade (ação) é sempre seguida por uma reação advinda do mundo exterior ? karma. A causa interior da ação é a Vontade. A natureza da reação é devido à Cognição. E o provedor imediato da reação é a Atividade. Através desse esquema básico, podemos visualizar o funcionamento do Karma em nós mesmos, possibilitando uma mudança real, palpável, começando desde os níveis mais sutis, como o pensamento, para que este influencie nossa vontade, que concentrada torna-se a ação, que é geradora de karma. Logo, para obter o controle do Karma, torna-se necessário o estudo sobre estas três tríades: pensamento, vontade e atividade.
Besant ainda expõe os tipos de karmas existentes: o Karma Coletivo, o Karma Familiar e o Karma Nacional. Todos devem ser meticulosamente estudados, afim que se saiba qual ações são realmente necessárias ou não, para que o indivíduo tenha total controle de si mesmo e do seu destino.



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