BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Conhecer O Dom De Deus
(B)

Publicidade
Conhecer o dom de Deus
"Se conhecesses o dom de Deus tu mesma lhe pedirias a água da vida" disse Jesus à Samaritana e diz também às pessoas de todos os tempos. Água da vida é o encanto e a alegria que Jesus oferece àqueles que aderem ao evangelho. A Samaritana parece ter entendido a expressão à letra como se Jesus lhe falasse da água corrente e fresca. Ele porém empregava uma linguagem figurada para se referir à sede espiritual, à sede do amor pleno, verdadeiro e eterno a que veio dar resposta. Jesus Cristo pode satisfazer os anseios mais profundos do coração humano. O mistério do homem só se esclarece no mistério do Verbo Encarnado?Por Cristo e em Cristo ilumina-se o enigma da dor e da morte, como afirma a Constituição do Concílio sobre a Igreja no mundo contemporâneo (n.º 22). Quem nele acredita encontra um novo sentido para a vida, uma nova visão e orientação para a existência.
Sendo assim, porque é que encontramos tanta gente desinteressada e alheia à fé cristã? Porque é que tantas crianças desistem da catequese, tantos jovens após o Crisma se afastam, tantos pais não mostram grande empenho pela educação cristã dos filhos? Parece-me que a principal razão é o desconhecimento. A ignorância é o grande inimigo da fé cristã. Ninguém ama o que não conhece. E a maioria dos cristãos pouco conhece da sua fé. Já o grande líder indiano Gandhi comentava: O cristianismo tem uma grande beleza, mas os cristãos não a conhecem. Numa cultura marcada pelo relativismo ("ditadura do relativismo" como lhe chamou Ratzinger) há muitas verdades, muitas religiões, muitas éticas. Para quem não conhece a fé cristã, parecem todas iguais e, a avaliar pelas mais fanáticas, não há nenhuma que valha a pena. Qual a alternativa? O vazio. Ou as caricaturas religiosas e supersticiosas que exploram e caiem no ridículo.
Assim estas palavras Se conhecesses o dom de Deus parecem dirigidas de modo especial à nossa geração em que o escasso conhecimento da fé gera pouco apreço e debilidade na vida cristã. Jesus veio tornar possível o conhecimento do mistério do amor de Deus que eleva e salva o homem: Ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho O revelar. È um conhecimento envolvido pelo amor e que marca a vida. É esse conhecimento que nos comunica. Por isso, nos prometeu o Espírito Santo que nos guia para o conhecimento pleno da verdade. E o Espírito santo é a fonte do amor. O verdadeiro conhecimento da fé é sempre um conhecimento enriquecido pelo amor.
Esta reflexão surge-me a propósito da formação cristã tanto das crianças e jovens como dos adultos. Em relação às crianças todos os anos redobramos os esforços para as cativar para a catequese e pôr esta actividade em funcionamento. Apesar disso, há sempre um número que não aparece. Será da dispersão de vida? Da falta de apoio e de interesse dos pais? De facto, os pais são os principais educadores e muitos não praticam nem conhecem a fé. Como poderão incentivar os filhos? Por isso, precisamos todos os anos de fazer também propostas para a formação cristã e humana dos adultos. Sempre à espera que participem e conheçam o dom de Deus para que alcancem uma vida mais plena e mais harmoniosa e possam transmiti-la aos filhos. Nos últimos anos temos procurado pôr os adultos em contacto com a fonte perene do conhecimento no amor que é a lectio divina, a leitura meditada e orante da Bíblia.
A realização da vida não está no ter, nos bens materiais, mas no ser, no interior da pessoa humana, o­nde se amadurecem as convicções e o sentido da existência, o­nde se cresce no amor e na esperança. Esse é o dom de Deus que precisamos de conhecer e viver melhor para alcançar uma vida mais feliz.
Bispo



Resumos Relacionados


- Bons Cristãos, Igreja Mais Santa

- O Encontro Da Mulher Samaritana Com Jesus

- João, O Evangelho Do Amor

- Deus O Ama

- Você Sabia Que Vida CristÃ, Antes De Tudo, é Conversão A Cristo?



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia