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Pedagogia Da Autonomia-saberes Necessários
(Paulo Freire)

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Segundo o dicionário Aurélio, um dos significados de autonomia é;
faculdade de si governar por si mesmo, emancipação. Paulo Freire mostra
em Pedagogia da Autonomia, os saberes necessários para a construção da
autonomia do ser enquanto professor(a), aluno(a).
Pode-se deduzir que Freire
quer dizer que pensando de forma correta é possível construir um mundo
melhor. Que ensinar é também aprender e é assim que se entende a
prática educativa como um
exercício constante em favor da produção e do desenvolvimento da
autonomia de
educadores e educandos.
Pedagogia da Autonomia
é um livro pequeno fisicamente falando, mas gigante em esperança e
otimismo, que condena as mentalidades fatalistas e conformistas com a
ideologia imobilizante de que a realidade é assim mesmo e pronto. Para
estes basta o treino técnico indispensável à sobrevivência. Com o pensamento de Paulo Freire, educar
é construir, é libertar o ser humano das amarras do determinismo neoliberal,
reconhecendo que a História é um tempo de possibilidades. É um ensinar a
pensar correto como quem fala pela força da experiência.
Ensinar é algo que deve ser exercido com profundidade e dinamismo, onde
o respeito à identidade cultural, à dimensão individual e aos
educandos, é essencial à prática
educativa progressista. Salienta constantemente, que educar não é a
mera transferência de
conhecimentos, mas sim conscientização e testemunho de vida, de outro
modo, onde estaria a
eficácia? Segundo
Freire, o educador que 'castra' a curiosidade do educando em favor da
memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do
educando, a
sua capacidade de aventurar-se. Não dá a formação consciente, treina. A
autonomia, a
dignidade e a identidade do educando têm de ser respeitada, caso
contrário, o
ensino tornar-se-á um palavreado vazio, sem autenticidade. Isto só será
possível valorizando-se os conhecimentos e experiências adquiridos
pelas crianças e adultos antes de chegarem à escola.
Inculca na mente dos educadores formados ou em
formação a responsabilidade ética, pela arte de conduzir seres humanos à
reflexão crítica de suas realidades.
O grande educador, Freire, enfatiza valores como simplicidade,
humanitarismo, esperança e bom senso:
aspectos distantes da sociedade atual, onde o capitalismo impera
conduzindo as
massas ao consumismo desenfreado e a alienação coletiva pelos meios de
comunicação. Refere-se ao abandono educacional em que vivem nossas
escolas, presas a práticas de ensino ultrapassadas. Propõe uma
humanização do professor enquanto mentor e guia no processo
educativo-social, conscientizando os educandos de todas as camadas
sociais,
sobretudo as de baixa renda, das manipulações políticas que as mantêm
dominadas. Para
Freire, o homem e a mulher são os únicos seres capazes de aprender com alegria
e esperança, na convicção de que a mudança é possível. Aprender é uma
descoberta criadora, aberta ao risco e a aventura, pois que ensinando
se aprende e aprendendo se ensina.
Paulo Freire externa uma
filosofia de educação universal em favor da esperança para todos os
membros da raça humana oprimida e descriminada. Em seu ponto de vista, prática e teoria, autoridade e
liberdade, ignorância e saber, respeito ao professor e respeito aos alunos,
ensinar e aprender; são conceitos intimamente interligados. Ensinar, é essenciamente, uma forma de intervenção no mundo, uma
tomada de posição, uma decisão, Paulo
Freire refere-se a mudanças reais na sociedade, em todos os seguimentos A sua pedagogia da autonomia é embasada na
ética, no respeito à dignidade e a própria autonomia do educando. Para Freire o ensino é muito mais que uma profissão, é uma missão que exige
comprovados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia do ser de
todos os educandos.
Pedagogia da Autonomia é uma das grandes obras da humanidade
em prol da educação que respeita todos os educandos libertando o seu pensamento de tradições desumazantes,
opressoras.
alice martins



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