BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Cântico Dos Cânticos 2:9 (comentário)
(Manoel Antônio de Andrade Barbosa)

Publicidade
DETRÁS DE NOSSA PAREDE...

O meu amado é semelhante ao gamo, ou ao filho do veado; eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades (Cantares 2:9).

Ao visitá-la, o noivo ronda por detrás das paredes, olhando pelas janelas e grades, pois ele quer saber as condições em que está a casa. Ela compreende que isso é um ato de amor e de zelo. Davi também reconhece isso, acerca de Deus, e diz: Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha a minha mente e o meu coração (Salmo 26:2). Deus é aquele que examina os corações, e ao encontrar pecado e malícia em nossos corações, diz com palavras firmes e severas, mas com amor: Lava o teu coração da malícia, (...) para que sejas alva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos? (Jer.4:14-17) As piores calamidades que atingem o nosso coração, são aquelas que brotam de dentro dele, por isso, às vezes, não podemos encontrar consolo, antes lamentamos como Jeremias, que chora por causa dos pecados de Jerusalém, dizendo: Ah! Meu coração! Meu coração! Eu me contorço em dores. Oh! As paredes do meu coração! Meu coração se agita! (Jer. 4:19). As paredes de nossos corações devem estar lavadas e branqueadas, livres de toda malícia e de toda podridão, pois o Senhor é Deus zeloso. No entanto, as Escrituras nos advertem que se as paredes do coração forem falsamente branqueadas com cal, estando, contudo, podres e sujas por dentro; ou seja, se passarmos a viver a vida com a capa da falsa religiosidade, dizendo palavras de paz, mas negando a eficácia dela em nossas vidas, tornando-nos hipócritas, Deus saberá, pois Ele sonda os corações. Ele está por detrás da parede, examinando-a, e por fim se indignará e derrubará a parede caiada, pois diz: Visto que andam enganando, sim, enganando o meu povo, dizendo: Paz, quando não há paz; e quando se edifica uma parede e os profetas a caiam, dize aos que a caiam que ela ruirá (...) Derribarei a parede que caiastes com argamassa fraca, darei com ela por terra (...) Assim cumprirei o meu furor contra a parede... (Ez.13:10-14).


Em um grande banquete, o rei Belsazar profanou as coisas santas que pertenciam ao Senhor. Então, na caiadura da parede do palácio real o Senhor escreveu: Pesado foste na balança e foste achado em falta. Os homens constroem para si fortalezas, e se ensoberbecem diante de Deus ao contemplarem suas obras; mas Jesus advertiu aos discípulos que admiravam a construção do templo de Jerusalém, dizendo: Não restará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada. Portanto, não levantemos em nossas vidas paredes que vão perecer com o tempo, antes, veja cada um como edifica, e Deus provará a obra de cada um; como Ele mesmo diz: Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto de suas obras (Jer. 17:10). Jesus combatia duramente os fariseus porque eram líderes religiosos hipócritas; por isto os chamava de sepulcros caiados. Diante do sumo sacerdote Ananias, Paulo também o repreendeu por sua hipocrisia, advertindo-o severamente: Deus te ferirá a ti, parede branqueada. Paredes que apenas tapam a podridão que está por detrás delas serão postas por terra. A religiosidade hipócrita não ficará impune; pois ela causa inimizades e divisão entre os homens, afastando-os ainda mais de Deus. Somente em Cristo temos comunhão uns com os outros, Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade (Efésios 2:14). Por tudo isto, em todos os tempos, a noiva de Cristo pode cantar e dizer: eis que está detrás da nossa parede, olhando pelas janelas, espreitando pelas grades.



Resumos Relacionados


- Lavados, Santificados E Justificados.

- Deus De Israel

- Ao Som Das Lágrimas

- Ser Zeloso Para Com Deus

- Vitórias



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia