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6 maneiras efeitvas de aumentar as vendas
(Graca Fusquine)

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6 MANEIRAS EFETIVAS DE AUMENTAR AS VENDAS


Quer aumentar suas vendas dramaticamente? Então mude seu foco : ao invés de fazer um esforço enorme para conquistar novos clientes, concentre-se em fazer os atuais voltarem a comprar. O melhor cliente prospect é um já conquistado – em outras palavras, um de seus atuais clientes.

Considere este exemplo: sua loja está situada numa cidade de mil habitantes e você vende correntes de ouro. Suponhamos que já tenha vendido seu produto a cada homem, mulher e criança da cidade e saturado seu mercado. Deve fechar a loja, ou mudar para outra cidade?
Nào ! Se você passar a concentrar seus esforços de vendas nos clientes existentes, poderá aumentar suas vendas dramaticamente. E estas seis idéias poderão não apenas aumentar suas vendas, mas ainda ajudar a criar fidelidade da parte de seus clientes. Experimente algumas, ou todas, para aumentar suas vendas.


Adote um programa de incentivo de vendas. Dê aos seus vendedores uma boa motivação para vender, vender e vender. Por que tantas empresas que dependem do esforço de seus vendedores criam programas de incentivo de forma tão consistente? Porque oferecer aos seus vendedores viagens, TVs, funciona!
Encorage seus vendedores a ampliar a venda. Ampliar a venda significa adicionar produtos e serviços relacionados ao seu produto principal e fazer com que sejam percebidos pelo cliente como convenientes e necessários. No caso das correntes de ouro, seriam medalhas diferentes, fechos, consertos, mais aros , etc.Mas apenas colocar produtos adicionais em volta do “principal” não vai aumentar as vendas. O cliente precisa ser convencido dos benefícios. Quando chamei uma empresa para lavar o carpete de minha casa, o funcionário notou uma mancha resistente . Ao invés de simplesmente limpá-la, me chamou, mostrou-a e demonstrou como um novo produto poderia acabar com ela de maneira fácil e sem ter que lavar todo o carpete. Conclusão: comprei o produto e a empresa ampliou suas vendas.
Dê aos seus clientes a vantagem. Recentemente eu estava numa loja de artigos de cozinha para comprar um liquidificador. O que mais gostei estava com um preço acima do que eu pretendia pagar e fiquei com ele na mão, indecisa se devia,ou não, gastar este dinheiro extra. Uma vendedora aproximou-se e disse: “Na próxima semana estaremos com uma promoção desta marca que dará 20% de desconto.” Deixei o liquidificador lá e voltei uma semana depois. Não apenas comprei-o, como ainda dois outros itens e ainda levei comigo uma amiga que também precisava de um liquidificador novo. Se você tem uma venda ou promoção programada, diga aos seus clientes. Na loja, por correio, ou por email. Eles voltarão, com certeza.
Classifique seus clientes. Tem que haver uma diferença clara e óbvia entre clientes regulares e outros clientes – uma diferença que seus clientes percebam como prova de que você os valoriza. Como esperar fidelidade se todos os clientes são tratados como “alguém da rua”? Existem inúmeras maneiras de mostrar que você valoriza seus clientes habituais. Desde chamá-los pelo nome até benefícios maiores, como prazo de pagamento estendido, ou descontos.
Crie um programa de recompensas. Todos nós conhecemos programas de recompensas de grandes empresas, como os de milhas concedidas por empresas aéreas. Mas não existe nenhuma razão para que uma pequena empresa não tenha seu programa de recompensas, também. Ele pode ser tão simples quanto um desconto no dia do aniversário do cliente, ou tão complexo quanto um programa de pontos que dê direito a trocá-los por mercadorias. Bem feitos, estes programas criam fidelidade e ajudam a aumentar as vendas.
Distribua amostras grátis aos clientes. Por que tantas empresas fornecem amostra grátis de outros produtos quando você compra alguma coisa ? Porque esta ação pode aumentar as vendas de várias maneiras. Como o cliente que comprou o produto original, eu posso gostar do novo produto que me foi apresentado e vir a comprá-lo também. Ou posso dá-lo para alguém, que poderá experimentá-lo, gostar e comprá-lo. O mínimo que pode acontecer é seu cliente ter pensamentos positivos a seu respeito e passá-lo para outras pessoas.

Atrair novos clientes é, sem dúvida, algo muito lucrativo. Mas atrair novos clientes não é a única maneira de aumentar as vendas e é, na verdade, a maneira mais difícil de fazê-lo. Concentrar seu foco em atrair os clientes existentes pode tornar o esforço de aumentar as vendas muito mais fácil – e melhor de tudo, construir fidelidade, o que resulta em vendas repetidas.



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