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O Indice de Inovação Tecnologica no Brasil
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. Hoje, estamos distantes dos principais países geradores e difusores de inovações tecnológicas. Retrato disto está exposto na segunda Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica PINTEC divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As razões para a pequenez dos números são conhecidas: aos empresários faltam cultura inovadora e recursos financeiros; ao país, faltam políticas públicas perenes e consistentes para estimular pesquisa e desenvolvimento e inovação (P&D&I). Mas nós devemos entender que as empresas nacionais inseridas atualmente no processo de inovação são como uma semente que pode render bons frutos. Apesar do baixo número, elas têm um grande valor estratégico para o desenvolvimento da competitividade da nossa nação. Vê-se, portanto que, se devemos reconhecer e apoiar tudo o que já vem sendo feito, com intencionalidade, para mobilizar a competitividade do sistema industrial brasileiro, muito ainda mais temos de implementar para uma razoável inserção internacional.
Em relação aos grandes processos inovativos, é preciso fazer algumas considerações. O que se tem verificado, é que a grande maioria das empresas e setores da indústria brasileira dificilmente tem condições para iniciar uma tendência de expansão global. E é compreensível que isto ocorra, pois as empresas de escala mundial e a grande massa de consumidores, que ditam as tendências e os padrões tecnológicos de produção e os de consumo, encontram-se nos países desenvolvidos. Para o empresário brasileiro tem sido difícil acompanhar, par e passo, as inovações tecnológicas mundiais.
As grandes inovações redefinem o paradigma tecnológico e são responsáveis por uma onda de investimentos que caracterizam um período de prosperidade da economia; Esse período transforma toda a realidade econômica e social, aumenta o nível de renda e gera acumulação de riqueza e também são responsáveis pela obtenção de lucros extraordinários para as empresas, as quais aumentam o seu potencial de crescimento ao longo do tempo. As empresas estão permanentemente buscando inovações, caracterizando o processo de concorrência como um processo de disputa em torno de inovações, nesse processo as empresas dependem do ambiente econômico, do caminho do paradigma vigente e do setor de atividade industrial.

As empresas se defrontam com restrições e condicionantes externos ao longo do processo de busca permanente de inovações e também se defrontam com determinantes internos, como a sua trajetória tecnológica e a estratégia da empresa.
No caso Brasileiro, além da escassez de capital e da prevalecente cultura não inovativa, ainda sobram juros elevados e burocracia, que dificultam desde a simples internação de amostras de produtos até as licenças de instalação ou produção. Com isso, a presença, e em alguns casos a liderança de empresas brasileiras em certos mercados é explicável muito mais pela questão de custos do que por uma atitude inovadora. Surge aí uma equação a ser resolvida. Mesmo considerando que estamos a reboque das tendências globais, o país tem se saído muito mal na avaliação e na absorção competitiva do impacto destas inovações. O problema se situa na ausência de políticas públicas de estímulo e incentivo ao avanço tecnológico indispensável para acompanhá-las.
A trajetória da empresa define um conjunto de capacitações que tipificam cada empresa, determinando as possibilidades quanto ao futuro. As estratégias empresariais podem tentar alterar a trajetória da empresa, assim como o ambiente externo pode induzir e estimular a busca por inovações.



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