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Considerações de Piaget em Relação ao Processo de Aprendizagem
(Jean Piaget)

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O célebre epistemólogo francês Jean Piaget aponta a existência, no processo de aquisição do conhecimento, de pelo menos duas fases: a exógena (fase da constatação, da cópia, da repetição) e a endógena (fase da compreensão das relações, da explicação); segundo ele, o conhecimento é precedido por uma abstração que é baseada apenas na experiência para de maneira posterior se desenvolver o campo reflexivo.
A abstração empírica nunca intervém sozinha qualquer que seja o nível, pois para tirar qualquer tipo de informação de um objeto ou de uma situação, é indispensável utilizar os instrumentos de assimilação. Partindo desse pressuposto a aprendizagem, independente da situação, requer uma estruturação no sentido, afinal um objeto só se constitui num estímulo perceptivo na medida em que o organismo percebedor é passível de ser sensibilizado, dessa forma efetua-se a assimilação pela compreensão proveniente das estruturas mentais do próprio sujeito que recebe o objeto, sendo que, as novas coordenações adquiridas passam ampliar um esquema inicial, num esquema novo decorrente do que o precedeu.
A aprendizagem situa-se como um processo de aquisição em função da experiência (atuação do sujeito sobre o meio). A transformação do objeto depende, em cada momento, dos esquemas assimiladores disponíveis do sujeito. Esquemas são a condição necessária para a aprendizagem: São objetos de uma construção do sujeito a partir da sua ação sobre a realidade. Aprender é assimilar o objeto e esquemas mentais. A aprendizagem é, pois, colocada como aquisição em função do desenvolvimento.
A teoria de Piaget distingue dois tipos de experiência: a física e a lógico-matemática. O primeiro tipo consiste em agir sobre os objetos para descobrir as propriedades que deles podem ser abstraídas, referindo-se, portanto, aos conteúdos assimilados. Já o outro, consiste em agir sobre os objetos para descobrir as atividades que são abstraídas das ações do sujeito.
Os resultados das experiências vinculam-se às coordenações das ações, às estruturas do sujeito. Esse tipo de experiência revela o aspecto construtivo das estruturas mentais.
A construção das estruturas mentais se procedem através da troca do organismo com o meio através das ações do indivíduo. Isto significa que a ação é o centro do processo e que o fator social ou educativo se constitui numa condição do desenvolvimento. Essa ação, por sua vez deve ser organizada pelo próprio sujeito que tem por finalidade alcançar um objetivo que seja por este aceito anteriormente. Caberá então à criança desenvolver sua estratégia, e ao professor agir de maneira a criar as situações necessárias para que a criança perceba o problema. Afinal, compreender é reinventar ou reconstruir através da reinvenção, e será preciso curvar-se ante tais necessidades se o que se pretende, para o futuro é termos indivíduos capazes de produzir ou de criar, e não apenas repetir.
Quanto à noção de aprendizagem, caberá ao professor reconhecer de antemão que ela está subordinada ao desenvolvimento e não ao contrário. Se uma estrutura se desenvolve espontaneamente atingindo o estado de equilíbrio, ela produzira durante toda a vida da criança. Cada experiência específica de aprendizagem deve ser encarada do ponto de vista de operações espontâneas que estavam presentes no ato e no início, e do nível operacional que foi atingido depois da experiência de aprendizagem.Os indivíduos conhecem segundo seu estágio de desenvolvimento e é a partir das diversas formas de conhecimentos que acontece a aprendizagem. Sendo assim, o jogo oferece uma contribuição importante para o desenvolvimento cognitivo, uma vez que dá acesso a mais informação e enriquece mais o conteúdo do pensamento infantil. Paralelamente, a atividade lúdica age de maneira a ir consolidando as habilidades que a criança já tem domínio e a prática da mesma em situações novas.



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