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A Importância da Palavra e das Experiências Prévias para a Aprendizagem
(Ana Helena Goes)

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A palavra é o primeiro elemento transformador do mundo de que se vale o ser humano. A partir da palavra o homem passa a organizar e orientar-se por um todo significativo, organizando o real, dando-lhe significados, percepções e sensações ganham significados, a partir da palavra a forma ganha um sentido recebendo uma significação, um nome. A palavra passa a fazer parte do mundo que é construído por nós, onde evitamos o caos, a desordem e damos um caráter todo unificado, ordenado por meio da linguagem. O homem age, em função dos significados que ele imprime à realidade. Age segundo a significação que sua linguagem permite.
O homem busca não somente manter a vida biológica, mas manter um significado do sentido da vida, não quer só manter a vida, mas fundamentalmente a sua coerência – a coerência num mundo simbólico. Por meio da palavra é que o homem passa a despreender-se de seu corpo físico. O mundo animal é aquilo que seus sentidos lhe permitem: o que ele vê, ouve, cheira e toca. Porém o mundo do ser humano através dos símbolos, da palavra vai além, ele não está preso a seu corpo como o animal, tendo consciência de outros tempos e dimensões, a consciência humana é o resultado de sua capacidade simbólica, produto de sua palavra.
O ser humano tem uma consciência reflexiva, isto é, pode pensar em si próprio, pode tomar-se como objeto de seu pensamento, Pensamento este que se dá graças à palavra. De modo que a vida humana não é apenas vida (física), mas existência, ou seja, comporta um sentido. E este sentido são as palavras que nos dão. A linguagem – e através dela os valores, os significados – fundamenta e estrutura nossa existência nesta terra. As experiências que vivenciamos são seguidas de simbolizações que nos permitem deixa-las claras para nós mesmos.
Toda significação é composta por experiências e símbolos, tudo o que experenciamos, procuramos nomear, explicitar simbolicamente; e, inversamente, todos os novos conceitos que adquirimos, nós os compreendemos por referência a nossas experiências anteriores. Sendo assim, para que haja uma aprendizagem consistente é necessário que os conceitos (símbolos) a serem transmitidos estejam em conexão com as experiências dos indivíduos. Aprender não é decorar, é sim um processo que mobiliza os significados, os símbolos, assim como as experiências e os símbolos a que eles se referem, pois se a significação estiver distante do aprendiz, as palavras deixam de ser símbolos representando conceitos, se tornando não mais que meros sinais.



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